Categories Menu

Postado por em 29/05/2012 em Marketing Digital, Search, SEO

A busca interna do site: 4 coisas que você precisa saber

O Google desenvolveu o mais complexo algoritmo para satisfazer as necessidades dos usuários em uma busca. Consegue entender erros ortográficos, combinações de palavras, frases, sinônimos, etc. Disponibiliza uma descrição, detalhes de produto (preço, reviews), detalhes de uma pessoa, empresa e muito mais. Quando o usuário visita um site, ele já foi treinado para realizar pesquisas e possui algumas expectativas em relação a busca do site, então porque o site não pode ter um desempenho tão bom quanto o Google? E não me refiro a instalar a caixa de busca do Google, pois não oferece a melhor experiência dentro do site.

9 Comentários

  1. O mecanismo de busca interna funciona em páginas protegidas? Pergunto, porque tenho no site um mecanismo disponibilizado pela freefind.com que funcionava muito bem quando as páginas eram livres. Quando fiz a proteção, as mesmas não aparecem mais no resultado.

  2. Ótimo post, parabéns.
    Gostaria de tira uma duvida: É melhor usar o Method Post ou GET na busca? Seu eu usar o POST não estarei mudando minha url, isso os mecanismos de Busca iriam mesmo assim indexar minhas paginas de pesquisas ?

    Obrigado pela a atenção e passar bem !

  3. Olá Andressa muito bom o seu artigo parabéns, ter num site uma caixa de pesquisa bem posicionada e que seja funcional sempre é algo muito importante, agora só o que eu não entendo é como tem donos de sites que parecem não saber disso.

    Um grande abraço

  4. Sabe que acho até bacana buscar em outros sites? Para redes de sites parceiros, imagina se não e uma coisa bacana… Conversei com alguns SEOs de calibre e soube que o alg que rege o ranking das CSEs é completamente outro, nada a ver com o de busca orgânica. O que me intriga é saber se o CTR nas serps de busca interna ajudam de alguma forma, pois vem acompanhados de ads, né… valeu pelo conteúdo, tem mais? BJ K

    • Oi Klaus,

      Gostei do tópico. O que eu penso sobre isso é que não podemos esquecer da experiência do usuário no site, pois seria frustrante para ele estar navegando em um site e perceber que fez uma busca e acabou saindo do ambiente em que estava. Acredito que o propósito de um site não é levar o usuário para fora dele e sim fazê-lo explorar seu conteúdo. A busca e navegação devem ser pensadas de maneira integrada, porque os usuários usam-nas como estratégias complementares.

      hehehehe Vou tentar escrever mais!:D

      Super Obrigada por comentar! :)

  5. Andressa,

    Parabéns pelo artigo, muito bom, detalhado e didático!

    Você aconselha o uso da própria busca no caso de um WP como aqui ou a busca do Google para sites?

    • Olá Eduardo! Muito Obrigada! Fico feliz que gostou, mas vamos a sua pergunta.

      A busca do WP não é boa, então no caso recomendo que seja substituída. Existem alguns plugins:

      http://wordpress.org/extend/plugins/search-everything/
      http://wordpress.org/extend/plugins/wordpress-sphinx-plugin/

      A busca do Google gratuita (CSE) possui anúncios e dependendo da situação/caso não é legal e também temos a busca do Google paga (GSS), porém precisará estar bem configurada. Pense que na busca interna é importante ter um bom controle tanto dos resultados que aparecem (relevância) quanto da sua apresentação (ordenação, layout, opções adicionais), estes atributos devem ser considerados no momento da escolha do mecanismo. Por fim, temos a ferramenta própria, desenvolvida internamente pela empresa, onde você terá um poder para definir a relevância, fazer o mecanismo de busca identificar um produto através de uma consulta por características de um produto por exemplo, porém exige um esforço maior.

      Espero ter ajudado! :)

  6. E pare de usar ferramenta de palavra chave quando o usuário te entrega tudo que quer saber ali, no seu relatório de buscas internas, né?

    Como vocês veem CSEs sendo configuradas para realizar buscas em outros sites também?

    Valeu

    Klaus

    • É bem interessante essa questão Klaus, porque poucas pessoas se preocupam em analisar a busca interna do site.

      Não sei se entendi corretamente a sua pergunta sobre CSEs, mas considero um erro configurar um CSE para realizar buscas em outros sites.

      Obrigada pelo comentário! :)

Postar uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>