De acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE, o celular se tornou o principal meio de acesso domiciliar à internet no Brasil, ultrapassando o uso de computadores. Os dados são de 2015 e mostram que 92,1% do acesso à rede passou a ser feito pelo dispositivo móvel.

Pela primeira vez no país, o número de domicílios que utilizam microcomputador para acessar internet caiu, indo de 76,6% em 2014 para 70,1% em 2015. Em 2014, a proporção de domicílios com acesso à internet por meio de microcomputador já era menor, entretanto, o número de domicílios com acesso à internet através deste equipamento ainda crescia.

O IBGE havia mostrado na divulgação dos dados gerais da Pnad de 2015 que o total de casas com computador havia caído pela primeira vez no Brasil, reduzindo 3,4%. Segundo o próprio IBGE, essa queda foi causada justamente pelo aumento de 36,8% do acesso através de outros equipamentos, entre 2014 e 2015.

Porém, enquanto o acesso por meio de celular aumenta no nosso país, a posse de tablete se manteve constante em 2015. De acordo com a analista do IBGE Helena Oliveira, esse movimento começa a apontar que este tipo de equipamento está deixando de ser utilizado nos domicílios. Possivelmente, por causa das funcionalidades do smartphone, que são equivalentes ou as mesmas.

Para as empresas, esses dados são muito importantes. Entender a maneira como os usuários consomem internet é um ponto essencial na otimização de investimentos de uma forma geral. Cada vez mais, o mobile ganha espaço e importância entre os usuários, e as marcas devem se atentar a isso.

Mariana Lemos

Trainee na área de Digital Analytics.

Mariana Lemos

Author Mariana Lemos

Trainee na área de Digital Analytics.

More posts by Mariana Lemos

Leave a Reply