Categories Menu

Postado por em 22/03/2011 em Sem categoria

Afinal, como funciona o Trending Topics do Twitter?

Embora o Twitter seja uma rede social mais do que consolidada (completou 5 anos no dia 21/3/2011 e tem mais de 460 mil novas contas criadas diariamente, além de  140 milhões de tweets/dia), ainda há muita confusão sobre o que realmente são os ‘tópicos da tendência’ e qual o seu funcionamento. Afinal, como funciona o Trending Topics do Twitter?

Muitos acreditam que os TT´s são os termos mais postados no Twitter, quando na verdade são as palavras que possuem um maior crescimento exponencial momentâneo, isto é, atingem o maior volume durante determinado período. Por exemplo: em um domingo com jogos de futebol a serem transmitidos, a probabilidade de o grande jogo da rodada aparecer nos tópicos de tendência, ou ao menos o nome de um dos times, é muito grande, pois muitos usuários tem o hábito de comentar os gols, jogadas e fazer brincadeiras sobre os times na rede social durante a partida, atingindo um maior crescimento durante o período da partida.

6 Comentários

  1. Quando acontece um trends em determinada região, isso é originado pelo número de perfis que estão postando naquela determinada região ou pelo número de perfis que postaram e foram criados naquela determinada região?

    • Olá, José Armando. Tudo bem?

      Cara, o trend vai de acordo com a cidade na configuração do perfil no Twitter, isso porque o Twitter, por lei, não pode geolocalizar os tweets.
      espero ter conseguido ajudar.

      Abs!

  2. Ótimo post. E complementando o coment acima, o hashtag é um hábito não somente no twitter, mas em outras redes sociais, como facebook. Gera-se em segundos novos comentários e discussões. Acompanhar a repercussão de um assunto pelo TT é uma boa.

  3. O uso de hashtag virou hábito e muita gente hoje pensa nisso quando vai fazer algum tweet. Mas acho que com o crescimento dos clients de Twitter, os TT ficam meio perdidos, a não ser com a frequência que aquela # aparece na timeline ou que você acesse via web.
    em outras palavras, quase todo mundo usa, mas nem todo mundo acompanha.
    O importante é sempre dar aquela espiadinha hehehe

  4. Bom artigo, só ficou uma dúvida: qual o período que o Twitter considera na hora de medir o crescimento de determinada palavra? uma hora, um dia, dez minutos?

    Abraço

    • Olá, Denis. Obrigado pelo comentário.

      O Twitter, em seu próprio help center, diz que a ferramenta identifica e torna as tendências populares imediatamente, o que nos faz acreditar que seja realtime.
      Analisando o código fonte vemos que o refresh dos updates acontece a cada 20 segundos, o que pode ser uma referência à frequência de atualizações dos índices, já que os links dos TT´s apontam para uma busca no twitter search.

      Espero ter ajudado.

      Abraços,

Trackbacks/Pingbacks

  1. Google Trends, um raio-x do interesse do usuário na Web via Google | Aula de Sistemas de Informação de Marketing - [...] “trending”. A rede social do passarinho tem uma coluna famosa em sua estrutura chamada Trending Topics, que é o …
  2. Acesso Comunicação Jr. » Blog Archive » Centavos não compram ideias - [...] presente Brasil afora. É como se tivéssemos a oportunidade de vermos na última semana Trending Topics ganhando mãos, pés …
  3. Trending Topics | Jenniferson Rodrigues - [...] http://www.dp6.com.br/afinal-como-funciona-o-trending-topics-do-twitter [...]
  4. Twitter Trending Topics | fatecanosaoroquense - [...] Marco Cardozo, blog dp6< http://www.dp6.com.br/afinal-como-funciona-o-trending-topics-do-twitter>. Share this:CompartilharTwitterFacebookGoogle [...]
  5. Vamos conhecer conceitos de buscas na internet. | vilaweb - [...] http://www.dp6.com.br/afinal-como-funciona-o-trending-topics-do-twitter [...]
  6. A importância da análise de Buzz nas ações offline | Direct Performance agora é dp6. - [...] Todas essas ações geraram um grande número de menções. Mas grande volume é igual a quanto? Mil, dez mil, …
  7. Ferramentas para Analisar os Trending Topics do Twitter | Direct Performance agora é dp6. - [...] o post do Marco Cardozo sobre o funcionamento dos Trending Topics, agora apresentamos as principais ferramentas para a análise …
  8. A importância da análise de Buzz nas ações offline | Direct Performance - [...] Todas essas ações geraram um grande número de menções. Mas grande volume é igual a quanto? Mil, dez mil, …
  9. Ferramentas para Analisar os Trending Topics do Twitter | Direct Performance - [...] o post do Marco Cardozo sobre o funcionamento dos Trending Topics, agora apresentamos as principais ferramentas para a análise …

Postar uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>