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Posted by on Mar 22, 2011 in Uncategorized

Afinal, como funciona o Trending Topics do Twitter?

Embora o Twitter seja uma rede social mais do que consolidada (completou 5 anos no dia 21/3/2011 e tem mais de 460 mil novas contas criadas diariamente, além de  140 milhões de tweets/dia), ainda há muita confusão sobre o que realmente são os ‘tópicos da tendência’ e qual o seu funcionamento. Afinal, como funciona o Trending Topics do Twitter?

Muitos acreditam que os TT´s são os termos mais postados no Twitter, quando na verdade são as palavras que possuem um maior crescimento exponencial momentâneo, isto é, atingem o maior volume durante determinado período. Por exemplo: em um domingo com jogos de futebol a serem transmitidos, a probabilidade de o grande jogo da rodada aparecer nos tópicos de tendência, ou ao menos o nome de um dos times, é muito grande, pois muitos usuários tem o hábito de comentar os gols, jogadas e fazer brincadeiras sobre os times na rede social durante a partida, atingindo um maior crescimento durante o período da partida.

Acontecimentos como o Oscar, citado em post recente do blog, são muito propícios em aparecer nos Trending Topics por se tratarem de algo momentâneo e que geram discussões e comentários, onde as pessoas gostam de expressar suas opiniões, e o Twitter foi desenvolvido exatamente para isso. Segundo definição da própria ferramenta, “O Twitter é ligado às notícias mais recentes e aos acontecimentos do momento, e os nossos Tópicos da Tendência identificam estes assuntos e os tornam imediatamente popular, para ajudar as pessoas a descobrir mais sobre as ‘últimas notícias’ e os assuntos mais falados no mundo todo”.

Além dos casos sazonais, devido a alta adesão do público jovem à ferramenta, muitos assuntos teens como ‘Justin Bieber’ aparecem com grande frequência entre os TT´s, pois qualquer novo acontecimento relacionado aos seus ídolos da mídia/música são amplamente comentados nos tweets, transformando-se em um trending topic.

E onde a hashtag (#) entra nessa história?

Os marcadores servem para identificar as palavras-chave da “tweetada” de maneira a facilitar que os demais usuários encontrem os termos. Ao clicar em uma palavra marcada, você verá todas as tweetadas relacionadas a elas. Exemplo recente de utilização de um termo marcado foi o “#prayforjapan”, que identificava os tweets de apoio e solidariedade ao país.

Resultados de busca com o marcador para #prayforjapan

Essa maneira de marcar os termos principais caiu nas graças dos usuários e frequentemente identificamos essas marcações entre os Trending Topics, como no dia mundial da água (22 de março) onde 2 termos aparecem entre os tópicos de tendência: #diamundialdaagua e #diadaagua, ambos identificados com a tag.

Porém, vale ressaltar que não é necessária a utilização do marcador para que o termo apareça entre as tendências. A imagem abaixo mostra que temos também termos sem a sua utilização.

Demonstração dos tópicos de tendência com e ser marcadores

Tópicos e Tendências promovidas

Em 2010 o Twitter lançou seu ‘Promoted Topics’, tweetadas de marcas e empresas que surgem na primeira posição entre as buscas feitas por assuntos relacionados. É uma ação muito próxima do que encontramos em estratégias de SEM, onde temos o ‘anúncio’ (tweetada, no Twitter) identificado como propaganda – no caso do Twitter, um ícone ‘Promoted’ – e que aparece antes dos demais, considerados ‘orgânicos’.

Tal serviço se estende também para os tópicos de tendência e, por isso, merece destaque nesse post. Para ser uma tendência promovida o assunto deve ter um nível mínimo de popularidade no Twitter, ainda que não ao ponto de aparecer nos TT´s de forma espontânea.

Dessa maneira, estar entre os TT´s é algo próximo de uma propaganda de determinada palavra, pois usuários que não tem conhecimento do termo muitas vezes pesquisam o porque de ele estar entre as tendências daquele instante e, se gostarem, começam a acompanhar e promover ainda mais, atingindo o objetivo da ferramenta. Vejam todos os detalhes sobre o “trending Topic Promoted” no Twitter Help Center!

6 Comments

  1. Quando acontece um trends em determinada região, isso é originado pelo número de perfis que estão postando naquela determinada região ou pelo número de perfis que postaram e foram criados naquela determinada região?

    • Olá, José Armando. Tudo bem?

      Cara, o trend vai de acordo com a cidade na configuração do perfil no Twitter, isso porque o Twitter, por lei, não pode geolocalizar os tweets.
      espero ter conseguido ajudar.

      Abs!

  2. Ótimo post. E complementando o coment acima, o hashtag é um hábito não somente no twitter, mas em outras redes sociais, como facebook. Gera-se em segundos novos comentários e discussões. Acompanhar a repercussão de um assunto pelo TT é uma boa.

  3. O uso de hashtag virou hábito e muita gente hoje pensa nisso quando vai fazer algum tweet. Mas acho que com o crescimento dos clients de Twitter, os TT ficam meio perdidos, a não ser com a frequência que aquela # aparece na timeline ou que você acesse via web.
    em outras palavras, quase todo mundo usa, mas nem todo mundo acompanha.
    O importante é sempre dar aquela espiadinha hehehe

  4. Bom artigo, só ficou uma dúvida: qual o período que o Twitter considera na hora de medir o crescimento de determinada palavra? uma hora, um dia, dez minutos?

    Abraço

    • Olá, Denis. Obrigado pelo comentário.

      O Twitter, em seu próprio help center, diz que a ferramenta identifica e torna as tendências populares imediatamente, o que nos faz acreditar que seja realtime.
      Analisando o código fonte vemos que o refresh dos updates acontece a cada 20 segundos, o que pode ser uma referência à frequência de atualizações dos índices, já que os links dos TT´s apontam para uma busca no twitter search.

      Espero ter ajudado.

      Abraços,

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