FAQ: plugin de opt-out para Google Analytics

Redação da DP6

O Google lançou esta semana um plugin de opt-out para o Google Analytics. Apareceram algumas opiniões na mídia contraditórias e alguns clientes ficaram confusos sobre o que esse plugin representa e impacta. Elaboramos este FAQ para esclarecer alguns dos questionamentos que tivemos.

– O que é o plugin de opt-out, como ele funciona?

É um plugin que deve ser instalado no navegador do usuário, está disponível para Internet Explorer, Chrome e Firefox. O Google lançou este plugin para dar a seus usuários a opção de proteger sua privacidade de uma forma mais clara. Ele se comunica com o código do Google Analytics instalado na página e impede que dispare dados para a ferramenta do Google.

– Porque o Google lançou um plugin de opt-out?

Dar mais poder de escolha e transparência ao usuário. O Google tem uma política muito clara sobre privacidade para o Google Analytics. Mesmo assim os usuários empresas e mais recentemente governos vem cada vez mais pressionando-o para apertar as regras de privacidade e dar mais liberdade para o usuário saber o que realmente esta sendo medido e armazenado sobre sua navegação. Num esforço para satisfazer os pedidos desses usuários, empresas, governos e seguindo sua visão ‘don’t be evil’ ele lançou este plugin.

Redação da DP6

Author Redação da DP6

More posts by Redação da DP6

Join the discussion 11 Comments

  • […] disso, o próprio Google desenvolveu um plugin de opt-out para o Google Analytics, dando uma opção para o usuário. Isso gerou muito buzz na época. A Mozilla também tem seus […]

  • […] vivem na lenda que diz que o Google Analytics não serve pra mais nada, sugiro uma boa lida no post 'FAQ: plugin de opt-out para Google Analytics' da Direct Performance . Mas hoje vim aqui dar uma leve explicação sobre cookies e como o Google […]

  • Tamara disse:

    Oi, Eduardo. Achei esse link numa página da info que discutia esse mesmo assunto. Achei excelente a sua resposta e gostaria de fazer umas perguntas acerca desse tipo de plugin. Como eu teria que te explicar o caso bem detalhadamente, gostaria de saber(já pedindo desculpas pela chateação) se existe um e-mail para o qual eu possa enviar essa dúvida, mesmo imaginando que você seja uma pessoa muito ocupada.

    Desde já agradeço,

    • Eduardo Cereto disse:

      Oi Tamara, fique a vontade para postar sua dúvida aqui no blog que com certeza alguém irá responde-la prontamente. Irei contacta-la por email se preferir este canal. Obrigado.

  • […] vivem na lenda que diz que o Google Analytics não serve pra mais nada, sugiro uma boa lida no post ‘FAQ: plugin de opt-out para Google Analytics’ da Direct Performance . Mas hoje vim aqui dar uma leve explicação sobre cookies e como o Google […]

  • Doge disse:

    Excelente post !!! parabéns !!

  • Eduardo Cereto disse:

    Oi Herbert, sabemos que esta não é a ameaça mais grave da internet contra a privacidade dos usuários. O Google não tem como garantir o que um site faz com seus dados uma vez que você entrega esses dados a ele, porém no que se refere ao Google ele te da opções. Pessoas que tem preocupações com privacidade podem querer instalar este plugin.

  • Hebert Almeida disse:

    Acho muito legal isso da parte do Google porém, quem vai querer baixar este plugin?
    Em alguns sites com formulários deixamos dados muito mais sigilosos que as informações coletadas pelo Google.

    Parabéns pela FAQ!

  • Micael Estrázulas disse:

    Finalmente um post imparcial sobre esse assunto.

    Parabéns

  • Andre Tavares disse:

    Exatamente como o post comenta..sempre houve e sempre haverá distorções com números absolutos…
    o importante é perceber a tendência de seus usuários, se após alguma mexida grande ou uma campanha que altere a normalidade do seu site e você perceber que houve alteração nos hábitos de navegação…….. perfeito é para isso que o GA deve ser utilizado….

  • Adriano Marques disse:

    Muito esclarecedor, obrigado!

Leave a Reply