Pages Menu
Categories Menu

Posted by on May 28, 2010 in Uncategorized

FAQ: plugin de opt-out para Google AnalyticsOpt-out tool for Google Analytics

O Google lançou esta semana um plugin de opt-out para o Google Analytics. Apareceram algumas opiniões na mídia contraditórias e alguns clientes ficaram confusos sobre o que esse plugin representa e impacta. Elaboramos este FAQ para esclarecer alguns dos questionamentos que tivemos.

- O que é o plugin de opt-out, como ele funciona?

É um plugin que deve ser instalado no navegador do usuário, está disponível para Internet Explorer, Chrome e Firefox. O Google lançou este plugin para dar a seus usuários a opção de proteger sua privacidade de uma forma mais clara. Ele se comunica com o código do Google Analytics instalado na página e impede que dispare dados para a ferramenta do Google.

- Porque o Google lançou um plugin de opt-out?

Dar mais poder de escolha e transparência ao usuário. O Google tem uma política muito clara sobre privacidade para o Google Analytics. Mesmo assim os usuários empresas e mais recentemente governos vem cada vez mais pressionando-o para apertar as regras de privacidade e dar mais liberdade para o usuário saber o que realmente esta sendo medido e armazenado sobre sua navegação. Num esforço para satisfazer os pedidos desses usuários, empresas, governos e seguindo sua visão ‘don’t be evil’ ele lançou este plugin.

- Eu devo instalar este o plugin de opt-out?

Isso é você quem deve decidir. Analise o tipo de informação que é enviada e armazenada no Google sobre você, se você confia que o Google pode manter este tipo de informação segura ou não. Se você se sentir desconfortável com isso vale a pena sim instalar o plugin. Porém lembre-se que este plugin bloqueia apenas as informações que você envia ao Google Analytics porém existem outras ferramentas similares no mercado que podem coletar as mesmas informações.

- Que informações sobre mim são enviadas ao Google Analytics?

A Origem da sua visita (se você veio de uma busca no Yahoo ou se veio de um link em um siteX), informações sobre as páginas que você visitou, ações específicas que você eventualmente tenha feito dentro do site, Quanto tempo você ficou no site, se você fez uma busca no site,etc. Enfin dados genéricos a respeito da sua experiência no site. É importante frisar que é proibido o envio de informações que identifiquem um usuário unicamente (email, nome, telefone, CPF, endereço, etc), isso torna impossível ligar aquela visita a sua pessoa física.

- E o meu endereço IP? Também não é enviado?

Sempre que você faz uma requisição de qualquer tipo na internet seu endereço IP vai junto. É um requisito da Internet. O Google mantém esse dado na base pois ele o usa para gerar relatórios de geolocalização. Como os endereços IP são distribuídos em bloco é possível por um endereço IP descobrir de que cidade aquela conexão se origina e esse dado é atrelado a sua visita. Este dado nunca aparece em nenhum relatório do GA, e é impossível para qualquer empresa que utilize o GA extrair este dado. Ele apenas tem acesso as informações de geolocalização.

O Google lançou recentemente uma funcionalidade que permite aos webmasters indicarem que querem anonimizar o IP do usuário. Assim o Google descarta um pedaço do endereço IP antes de guardar este dado. Isso diminui um pouco a confiabilidade da ferramenta de geolocalização porém elimina o armazenamento do IP o que pode diminuir os riscos de privacidade envolvidos.

- O  que os donos de site fazem com essas informações?

Eles usam o GA para entender os hábitos de navegação dos usuários do site e usar esta informação para melhorar a experiência do usuário.

- O Google lançou o plugin de opt-out pra vender sua ferramenta paga, o Urchin?

A ferramenta de opt-out também impede as medições de todas as instalações de Urchin que utilizam o mecanismo de medição por tags. Não faz sentido dizer que ele fez isso para dar uma vantagem competitiva ao irmão pago do Google Analytics.

- Meus dados do Google Analytics não são mais confiáveis depois do lançamento do plugin de opt-out?

Sim eles ainda são confiáveis. Lembre-se que as análises que você deve fazer em cima de qualquer ferramenta de Google Analytics deve ser em cima de tendências e não em cima de números absolutos. Portanto se você limitar suas analises apenas em uma base amostral suficientemente grande terá tendências que refletem todos seus usuários.

Inúmeros fatores podem impedir o envio de informações para o Google Analytics. Alguns destes fatores nem mesmo são controlados pelo usuário. As ferramentas de Web Analytics foram construídas com esta premissa, portanto usam modelos estatísticos para estimar os dados do site com base na amostra que recebem.

- O quanto o uso do plugin de opt-out afeta minhas análises?

Se você quer analisar o impacto disso em números absolutos teria que somar todos os pontos que impedem as medições. Cookies desabilitados, Javascript desabilitado, uso da extensão adblock e similares e uso da extensão do Google. E ainda que conseguisse somar tudo isso teria outros aspectos que causariam um erro como latência de rede por exemplo.

Se você quiser entender melhor do assunto recomenda-mos a leitura do Whitepaper Sobre Confiabilidade em Web Analytics. A conclusão do paper é bem clara. Foque seus esforços em medir trends e não números absolutos e essas ferramentas não irão afetar suas análises.

Quando se perguntar – Quantos usuários únicos tivemos esse mês? (R: 303.453)

Pergunte-se também – Qual foi a variação de usuários únicos para esse mês? (R: +15,6%)

Evolua sua análise.

- O plugin de opt-out realmente só afeta GA? ou todos js based?

Esse plugin especificamente afeta apenas GA e Urchin. Porém existe uma infinidade de outros plugins para chrome/firefox/internet explorer que bloqueia qualquer ferramenta de tags. A desabilitação de javascript ou de cookies também impede as medições no GA e na maioria das outras ferramentas.

- O Urchin não usa logs para basear suas análises?

O Urchin pode ser implementado usando tanto tags como logs. Cada implementação tem seus prós e contras. Dependendo do tipo de análises que quer fazer pode preferir uma ou outra. As implementações por tags geralmente trazem dados muito mais consistentes e ricos e é a preferência do mercado. Apesar das implementações por log não sofrerem perdas de dado por conta de extensões que bloqueiam javascript, cookies bloqueados, etc, são afetados por outros fatores tão ou ainda mais impactantes na confiabilidade como servidores de cache.

—-

Se você ainda tiver dúvidas sobre o assunto fique a vontade para perguntar nos comentários que tentaremos esclarece-las.

8 Comments

  1. Oi, Eduardo. Achei esse link numa página da info que discutia esse mesmo assunto. Achei excelente a sua resposta e gostaria de fazer umas perguntas acerca desse tipo de plugin. Como eu teria que te explicar o caso bem detalhadamente, gostaria de saber(já pedindo desculpas pela chateação) se existe um e-mail para o qual eu possa enviar essa dúvida, mesmo imaginando que você seja uma pessoa muito ocupada.

    Desde já agradeço,

    • Oi Tamara, fique a vontade para postar sua dúvida aqui no blog que com certeza alguém irá responde-la prontamente. Irei contacta-la por email se preferir este canal. Obrigado.

  2. Excelente post !!! parabéns !!

  3. Oi Herbert, sabemos que esta não é a ameaça mais grave da internet contra a privacidade dos usuários. O Google não tem como garantir o que um site faz com seus dados uma vez que você entrega esses dados a ele, porém no que se refere ao Google ele te da opções. Pessoas que tem preocupações com privacidade podem querer instalar este plugin.

  4. Acho muito legal isso da parte do Google porém, quem vai querer baixar este plugin?
    Em alguns sites com formulários deixamos dados muito mais sigilosos que as informações coletadas pelo Google.

    Parabéns pela FAQ!

  5. Finalmente um post imparcial sobre esse assunto.

    Parabéns

  6. Exatamente como o post comenta..sempre houve e sempre haverá distorções com números absolutos…
    o importante é perceber a tendência de seus usuários, se após alguma mexida grande ou uma campanha que altere a normalidade do seu site e você perceber que houve alteração nos hábitos de navegação…….. perfeito é para isso que o GA deve ser utilizado….

  7. Muito esclarecedor, obrigado!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Privacidade no Google Analytics | Direct Performance - [...] disso, o próprio Google desenvolveu um plugin de opt-out para o Google Analytics, dando uma opção para o usuário. …
  2. Como o Google Analytics Utiliza os Cookies? - [...] vivem na lenda que diz que o Google Analytics não serve pra mais nada, sugiro uma boa lida no …
  3. #gordao » Blog Archive » Como o Google Analytics utiliza os cookies - [...] vivem na lenda que diz que o Google Analytics não serve pra mais nada, sugiro uma boa lida no …

Post a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>