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Posted by on Apr 18, 2012 in Marketing Digital

Gerenciando anúncios do Google Adwords automaticamente com a API

Adwords API logoAdwords API logo

Quantas vezes você não deixou de implementar melhorias em suas campanhas de search do Google Adwords por falta de tempo ou simplesmente porque daria “muito trabalho”?

Você não está sozinho, esse é um problema de muitas pessoas. E como o Google não costuma deixar as pessoas na mão com suas ferramentas, o Adwords não seria diferente.

Para facilitar a execução de trabalhos recorrentes em suas campanhas e de ações que poderiam ser automatizadas, o Google criou uma API para o Google Adwords.

Robô de API

API é a sigla para  Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos. No bom português, nada mais é que uma biblioteca de funções (do Adwords, no caso) que podem ser exportadas para uso/controle por um aplicativo externo.

Mas como ela pode me ajudar na criação e administração de campanhas?

Ajuda

Integrando a API do Adwords com uma base de dados dos seus produtos, é possível atualizar anúncios de forma dinâmica e fazer pequenas modificações de acordo com o que mudou na sua página do produto, parar anúncios de promoções que tenham acabado ou de produtos que tenham saído de estoque, criar regras para alteração dos valores dos bids e sincronizar informações e estatísticas de suas campanhas, com sua base de dados.

Em resumo, as principais funções da API do Google Adwords são:

  • Atualização automática de informações nos anúncios;
  • Pausa/Início anúncios automaticamente;
  • Criação automática de anúncios;
  • Gerenciamento de lances;
  • Extração de relatórios e dados da sua conta.

Para o nosso tema, focaremos especificamente nas 3 primeiras funções e em um próximo post vamos detalhar melhor as outras opções.

Atualização automática de informações nos anúncios

Atualiza sozinho

Com essa função, você pode atualizar diversas informações no anúncio, assim que elas mudarem no seu site, sem ter que conferir manualmente. É possível atualizar informações como: preço, número de parcelas, valor das parcelas, percentual de desconto (que pode ser calculado automaticamente), preços “de R$xx,xx por R$yy,yy”, valor mínimo ou máximo de um produto em uma categoria ou seção do seu site, nome do produto ou categoria a que ele pertence e até o número de produtos em estoque.

Sabe o que é melhor? Você faz tudo isso sem enviar o anúncio para revisão novamente e sem perder o histórico e o índice de qualidade. =D

É só colocar um parâmetro no texto do anúncio e na url que corresponde ao que você deseja alterar no anúncio e ele funciona de forma similar ao keyword insertion, onde você adiciona o valor do parâmetro entre chaves “{ }” e para o usuário, aparece apenas a informação que é relevante.

Pausar/Iniciar anúncios automaticamente

Sabe aquela campanha que “vai só até domingo”? Você pode pausa-la automaticamente assim que o hotsite sair do ar ou inicia-la assim que entrar no ar. Pode também, pausar o anúncio daquele produto que saiu de estoque sem ter que conferir manualmente no site e ele voltar a ser veiculado sem nenhuma ação sua, assim que o produto voltar a constar como “em estoque”.

Você consegue gerar a melhor experiência possível para o usuário e atingir os clientes específicos de cada produto ou categoria, sem se preocupar com a possibilidade de ele acessar uma página de erro ou acessar o site e não encontrar aquele produto que ele tanto gostou ao ver o anúncio.

Criação automática de anúncios

Quando queremos anunciar 100% dos produtos do nosso site, temos que sempre estar de olho em qual produto acabou de entrar para o sortimento e correr para criar um anúncio para ele, não é?

Não necessariamente! Com a API do Google Adwords você consegue criar padrões de texto de anúncios, para que assim que um produto passe a constar na sua listagem, seja criado um anúncio automaticamente, com os padrões de texto que você definir, incluindo aquelas informações atualizáveis dinamicamente, que vimos há 2 tópicos. Com isso você pode garantir 100% de cobertura para seus produtos(ou de seu cliente).

Como vocês podem ver, as possibilidades de automação com a API do Google Adwords são infinitas, visto que você pode combinar diversas funções diferentes a fim de anunciar da forma mais completa possível as vantagens que sua loja possui.

Vimos agora, especificamente, as funções que podem ajudar no gerenciamento de anúncios e na cobertura total das alterações da sua loja, sem precisar contratar várias pessoas para passar o dia ollhando as alterações dos seus 20 mil produtos ou ter que mudar manualmente pequenos detalhes. Numa próxima oportunidade, falaremos sobre as possibilidades disponibilizadas pelo gerenciamento automático de lances, principalmente quando integrado a estatísticas e dados de desempenho da sua própria conta, além da integração com bases de dados externas e poder otimizar um bid de acordo com a margem que você tem por produto, por exemplo.

Para você que tem o desenvolvimento na veia ou quer passar isso para seus programadores, acesse: http://code.google.com/apis/adwords/

Aguardem, que logo traremos mais informações quentinhas sobre o que pode facilitar a sua vida. ;-)

2 Comments

  1. Gostaria de contratar uma empresa que nos ajudasse na criação de um sistema para que o meu cliente acesse e tenha visão geral de sua campanha.

    • Visão geral da campanha seria o resultado?

      No Google Adwords, você pode programar um relatório na periodicidade que queira, para analisar esses resultados.

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