Google Analytics Multi-Channel Funnels

Agora é oficial pessoal!

O Google Analytics já se prepara para adicionar um novo recurso estupendo ao kit de relatórios avançados.

Chama-se Multi-Channel Funnels (algo como Funis de conversão Multi-canais ou Multi-origens em português livre e claro).

E porque é tão estupendo e importante assim?

Bom, quem trabalha com Web Analytics, sabe que por anos e até hoje em dia vivemos a ditadura do último-clique (em inglês, last click attribution). Trocando em miúdos, quero dizer que, quando se trata de analisar qual origem de tráfego gerou alguma conversão, não importa por onde o usuário tenha passado antes, a última origem imediata é que conta para as ferramentas e metodologias atuais. Mas isso irá mudar!

Bom, antes de continuar, um pequeno aviso se faz importante:

A equipe do Google Analytics nos avisou que este recurso chamado Multi-Channel Funnels está em teste-piloto-restrito (limited pilot).  Isto significa que o Google Analytics está testando este recurso e sua utilidade para um pequeno grupo de usuários confiáveis, e ainda não há nenhum plano ou uma data para o lançamento público.

Bom, dito isso, vamos imaginar um cenário de exemplo:

(Como funciona?)

  1. Um internauta acessa um portal famoso na internet brasileira e clica num banner que leva ao seu site.
  2. Até aí, ótimo, mas ele não converte nesta primeira visita.
  3. Ele fica com o produto na cabeça e no dia seguinte pesquisa no Google pelo nome do produto e acaba clicando num link patrocinado do seu site. E voilá, ele começa mais uma visita no site.
  4. Mas, desta vez, ele se cadastra, ele compra, ou seja, ele converte!

Qual o problema nisso?

Bom o problema é que no seu relatório de metas, irá aparecer neste caso:

  • Origem: Google – Conversão: 100%
  • Origem: Banner – Conversão: 0%

E aí, erroneamente, um analista logo conclui: – Bah (Uai, Oxi, Caraca ou Meu), o Google é o que mais converte, vou deixar de investir naquele banner caríssimo no portal. Certo?

ERRADO!

O banner foi o gerador da demanda, foi tão importante quanto o link patrocinado que agiu como um catalisador no dia seguinte, quando o usuário já sabia o que queria.

É por isso, que o Google Analytics e outras ferramentas de métricas estão se preparando para incluir relatórios avançados de atribuição de campanhas. Percebeu a importância?

Neste caso, é o Google Analytics e seu relatório de Funis de conversão Multi-canais!

Preview, review (para sentir um gostinho…)

Separei algumas capturas de tela (vulgo printscreens) para você avaliar como está ficando este relatório:

Analisando rapidamente cada relatório:

1) Visão geral (Overview)

O primeiro  conceito que temos que nos acostumar é o de conversões assistidas. Cada origem agora pode ser responsável por uma parte do processo de conversão: Iniciar, assistir ou finalizar. Uma conversão assistida é aquela que foi estimulada ou impactada por mais de uma origem de tráfego.

Veja um trecho  do relatório geral:

Outro ponto interessante é que é possível selecionar a análise baseada em qualquer conversão (transações e metas do GA ou Adwords). Veja:

2) Conversões Assistidas (Assisted Conversions)

Para cada uma das origens / mídias:

Ou ainda, utilizando o novo conceito de grupos de tráfego (Traffic Groups), que aplica recursos muito poderosos da nova versão (v5) do Google Analytics que está por vir:

3) Caminhos de Conversão (Top Conversion Paths)

Neste relatório começam as visões mais interessantes, como qual a ordem dos principais caminhos que levaram à conversão. Vejam com os próprios olhos:

4) Tempo de Latência (Time Lag)

Neste relatório vemos quantos dias levou para que as conversões acontecessem, como numa janela de conversão tradicional:

5) Extensão do caminho (Path Length)

E por último, podemos ver um relatório com uma distribuição de frequência das conversões de acordo com a quantidade de passos (origens) :

E agora, josé?

Atualmente, estes relatórios estão limitado a usuários de teste. Então são poucas contas que já podem experimentar estes novos conceitos. Mas, você pode se cadastrar para este teste piloto aqui.

Para entender rápido (vídeos em inglês)

Alguns vídeos pra entender todo o conceito de uma vez:

Introdução o Multi-Channel Funnels:

Navegando nos relatórios do Multi-Channel Funnels:

That’s all folks! Por enquanto…

So, Keep on Tagging!

Leonardo Naressi

"Se não existe, inventa" Área: Inovação e Pessoas Local: São Paulo Especialidade: Criar coisas que servem para alguma coisa

6 Responses so far.

  1. [...] o Analytics esta implantando uma ferramenta simplesmente fantástica chamada Multi-Channel Funnels que pode ser exatamente o que voce estas buscando. Lauro Wolff Valente Existe a possibilidade de [...]

  2. [...] o Analytics esta implantando uma ferramenta simplesmente fantástica chamada Multi-Channel Funnels que pode ser exatamente o que voce estas buscando. Lauro Wolff Valente Existe a possibilidade de [...]

  3. Érica says:

    Muito bom! Agora sim teremos uma ferramenta bem mais adequada as nossas necessidades!

  4. [...] alguns meses divulgamos em nosso blog (veja o post aqui) algo que mudaria a maneira de visualizar conversões em nossos sites: os Funis Multicanal, um [...]

  5. Reifison says:

    Muito boa a explicação. Será que já tem ideia de quando começa? Já está ativo? Imagino que não, pois não localizei no analytics todos esses caminhos, será que podemos nos inscrever para testar? Abraços.

    • Reifison,

      O período para testes já encerrou, ou seja, eles devem lançar o recurso oficialmente em pouquíssimo tempo, talvez algumas semanas.
      Também estou ansiosíssimo para utilizar isso em todos os nossos clientes :)

      Fique ligado que nos dias de lançamento oficiais anunciaremos por aqui…

      []s

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>