Uma das soluções mais modernas para visualização de dados é a nova ferramenta Google Data Studio, que pode nos ajudar a criar relatórios interativos e com maior facilidade de leitura e interpretação dos dados.

Mas afinal, o que é o Google Data Studio?

Provavelmente você já deve ter ouvido sobre o Google Analytics 360 Suite, que é um pacote de ferramentas que coloca dados, análise, otimização de sites, tagueamento, atribuição e visualização de dados todos juntos.

post_ang_01

O Google Data Studio 360 é uma nova ferramenta de visualização de dados que integra este pacote (além da recente versão gratuita para pequenos negócios) fornecendo o que é necessário para transformar os seus dados em relatórios informativos e fáceis de entender, utilizando técnicas modernas através de Data Visualization – que nada mais é do que o estudo e a criação de representações visuais para dados (para entender mais sobre o tema, clique aqui e leia os artigos da série “DataViz Basics”).

Quais as novidades benéficas que essa ferramenta traz para os negócios?

Os três grandes pilares que são trabalhados no Data Studio são: Coleta, Visualização e Compartilhamento de Dados.

post_ang_02png

A ferramenta permite que os relatórios sejam criados a partir da extração de dados de outras ferramentas da suíte do Google, como o Google Analytics, o Google Adwords e o Youtube Analytics, bem como planilhas e bancos de dados SQL. Ou seja, permite transformar rapidamente dados brutos em relatórios de leitura fácil, sem necessidade de códigos e consultas.

Além de permitir que o usuário tenha facilidade na leitura e personalização dos relatórios, um dos principais benefícios são os dados em tempo real, com edição compartilhada e armazenamento seguro na nuvem. Assim como outras ferramentas do Google, o Data Studio permite compartilhamento dos relatórios com outras pessoas, seja para colaborarem na construção da visualização dos dados, ou, apenas, para visualizarem o relatório pronto.

Dentro da própria ferramenta, o Google disponibilizou exemplos e templates de relatórios para demonstrar as visualizações disponíveis e personalizáveis da plataforma, conforme modelo da imagem abaixo:

post_ang_capa

Resumindo…

Ainda que o Data Studio esteja em versão beta, ele apresenta uma grande oportunidade de elevar os níveis da análise de dados, melhorando a comunicação dos dados através de DataViz, e simplificando o processo de extrair informações e transforma-las em relatórios consumíveis, com integrações fáceis com as ferramentas Google e visualizações intuitivas.

Angélica Oliveira

Interesses e especialidades: Digital Analytics, Social Intelligence, Youtube e bolo de cenoura :)

Angélica Oliveira

Author Angélica Oliveira

Interesses e especialidades: Digital Analytics, Social Intelligence, Youtube e bolo de cenoura :)

More posts by Angélica Oliveira

Leave a Reply