A batalha das suítes de marketing esquentou com o anúncio da Google Analytics 360 Suite, nova oferta do Google para competir no mercado de tecnologias de marketing.

A ideia é oferecer uma solução mais completa de mensuração e análise para contemplar toda a jornada do consumidor em múltiplos dispositivos. Ao mesmo tempo, a suíte também é uma resposta aos gigantes de tecnologia que já integraram as suas ofertas de tecnologia para marketing.

Constituído por seis produtos, três deles inéditos, o Google Analytics 360 Suite é composto por:

1) Google Analytics 360, o antigo Google Analytics Premium. É um dos pilares da suíte com sua interface de fácil uso para compreender a jornada de consumidor dentro de suas propriedades digitais. Tem garantias de nível de serviço para coleta e disponibilização de dados, opção de relatórios com todos os dados ou apenas uma  amostra, modelos de atribuição de mídia (inclusive algorítmicos, ou data-driven), acesso aos dados brutos com o uso de um data warehouse e venda/suporte por parceiros como a DP6.

O Google Analytics Standard, versão gratuita do produto, é uma porta de entrada significativa no mercado brasileiro e tem um processo de migração que não exige nova implementação técnica.

As integrações nativas com outros produtos da suíte 360 e tecnologias de mídia Google DoubleClick (como DoubleClick Campaign Manager, DoubleClick For Publisher, DoubleClick Bid Manager e DoubleClick Search) geram novas possibilidades de campanhas de marketing automatizadas de acordo com o comportamento de consumidores.

2) Google Tag Manager 360. A partir da contratação do Google Analytics 360, o tag manager tem garantias de níveis de serviço mais sólidas, compatíveis com necessidades de grandes empresas. O Google Tag Manager conta com recursos como suporte a aplicativos mobile (Android e iOS) e uso extensivo de camadas de dados para organizar a mensuração de dados.

A DP6 é uma empresa certificada Google Tag Manager 360 com amplo know-how em implementações técnicas avançadas com tag managers e defende a qualidade de dados na mensuração de ferramentas de marketing.

3) Google Audience Center 360 (beta). Este é o novo DMP (data management platform) do Google. Com ele é possível ter uma visão unificada dos consumidores com consolidação dos pontos de contato que estão disponíveis em múltiplas ferramentas e encontrando-os novamente nos canais, dispositivos e campanhas.

Estamos falando em enriquecer e cruzar os dados first-party dos clientes, como os dados de campanhas e web analytics, com outros fornecedores de dados (third-party) para, por exemplo, potencializar o processo de compra de mídia com dados mais completos. Um dos diferenciais do produto é a implementação sem precisar de tags, uma vez que os dados do Google Analytics 360 e campanhas são consolidados automaticamente pela ferramenta.

Audiente Center 360 é um dos pilares para conectar ferramentas de marketing e mídia

Audiente Center 360 é um dos pilares para conectar ferramentas de marketing e mídia (Fonte da imagem)

4) Google Optimize 360 (beta). É o novo produto do Google para realização de testes e personalização de conteúdo mais arrojado do que as tentativas anteriores de otimização nesse sentido (o Google Website Optimizer e o Google Content Experiences). Agora o Google apresenta múltiplas versões de experiências no site segmentadas por audiências vindas diretamente do Analytics 360, com um editor visual fácil de usar e pronto para funcionar com qualquer site, em qualquer gerenciador de conteúdo.

A plataforma segue regras comportamentais para a segmentação do conteúdo, permitindo experiências mais significativas de acordo com o momento da jornada de cada consumidor.

A utilização de testes usa o comportamento dos próprios consumidores para validar hipóteses

A utilização de testes usa o comportamento dos próprios consumidores para validar hipóteses (Fonte da imagem)

Para personalizar o conteúdo de forma eficiente com os dados dos consumidores, consulte os serviços DP6 focados em otimização.

5) Google Attribution 360. A plataforma foi reconstruída após a aquisição da empresa Adometry, especializada em atribuição de mídia. Foram incorporados recursos de atribuição de campanhas online e offline com modelos de marketing mix modeling (MMM), resultados de busca do Google que correlacionam impactos de anúncios na TV e modelos de portfolio de investimento de mídia de acordo com objetivos de negócio personalizados.

É uma plataforma que usa algoritmos para mensurar o impacto de cada anúncio em cada canal e dispositivo para encontrar o mix ideal de alocação de mídia.

6) Google Data Studio 360 (beta). E, para consolidar o uso de dados na suíte, o Google apresenta seu produto para análise e visualização de dados, que integra informações dos produtos disponíveis na Google Analytics 360 Suite e outras fontes de dados, transformando-os em relatórios visuais e dashboards interativos, com compartilhamento e colaboração de informações baseados na tecnologia do Google Apps.

A oferta do Google Analytics 360 Suite se propõe a resolver problemas complexos buscando manter o uso das ferramentas o mais simples possível, como afirma Babak Pahlavan (Sr Director of Product Management) ao TechCrunch: “Se você tem ferramentas muito complexas, elas não são utilizadas (…) Nós focamos na simplicidade. Como podemos fazer ferramentas extremamente fáceis de usar e colaborativas?”.

As integrações com tecnologias de compra e venda de mídia DoubleClick colocam o Google em uma posição diferenciada para usar dados e ativá-los para compra de mídia. E a estratégia de ter tecnologias de marketing, analytics e mídia integradas reforça que cada vez mais estamos falando em alavancar o uso de dados para compreender e se comunicar com consumidores.

E aqui na DP6 temos um mantra: as plataformas não funcionam por si só. Caso queira conhecer e usar o potencial do Google Analytics 360 Suite e outras ferramentas de marketing, não deixe de nos consultar.

Herman Fuchs

"Passionate about silicon-based technology, driven by curiosity." Area: Technology for Digital Marketing (dp6) Local: São Paulo Interests: Data-driven results, accountable and happy culture, well-crafted software, building the perfect company

Herman Fuchs

Author Herman Fuchs

"Passionate about silicon-based technology, driven by curiosity." Area: Technology for Digital Marketing (dp6) Local: São Paulo Interests: Data-driven results, accountable and happy culture, well-crafted software, building the perfect company

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