Lançamento Google Analytics Content Experiments

O Google lançou nesta sexta-feira, dia 01/junho, mais uma grande novidade para o Google Analytics, o Content Experiments. Esta nova funcionalidade integrou o Google Website Optimizer dentro da aba de conteúdo do Google Analytics, possibilitando mensurar as conversões, testar quais variações convertem mais (os famos testes A/B do Google Website Optimizer) e otimizar os resultados do seu website em uma única ferramenta, tornando nossa vida muito mais fácil!

Google Analytics Content Experiments vai permitir a realização de testes para avaliar qual página, layout ou conteúdo do seu site são mais eficazes, considerando as metas que já estão configuradas em sua conta do Google Analytics. Com o Content Experiments, você pode desenvolver várias versões de uma página e mostrá-las para diferentes visitantes. O Google Analytics irá mensurar os resultados de cada versão da página e através de modelos estatísticos, irá apresentar qual versão converteu mais, e qual foi o ganho em % comparando com a página original do seu site. Todo conteúdo do Google Website Optimizer dentro do Google Analytics!

Veja o vídeo abaixo com o passo a passo do Google Analytics Content Experiments:

Esta integração do Google Website Optimizer com o Google Analytics, tornou o que ja era fácil ainda mais amigável para o usuário final. Além de ter  um assistente de configuração com o passo a passo para você criar um teste em seu website, o Content Experiments utiliza a mesma tag do Google Analytics, sendo necessário apenas a inclusão de uma nova tag na página original do seu site que será testada. Ficou muito mais fácil, não?

Confira o que podemos fazer com o Google Analytics Content Experiments:

  • Comparar qual versão da página do seu site performa melhor usando uma amostra aleatória dos seus visitantes;
  • Definir qual o % dos seus usuários farão parte do teste;
  • Escolher qual meta do Google Analytics você quer usar no teste;
  • Rodar até 12 testes por perfil. Os testes finalizados não entram nesta conta;
  • Receber atualizações com os resultados de seu teste por e-mail (função disponível em breve)

Para criar um teste com o Content Experiments, é importante fazer um planejamento para o seu teste, aonde é necessário definir qual a meta do Google Analytics que será considerada como sucesso, escolher qual a página de conversão original, criar as variações para esta página, verificar se todas as páginas do seu site possuem a tag do Google Analytics e determinar qual o % de visitantes do seu site que farão parte do teste. Feito este planejamento, veja como criar um Content Experiments abaixo:

  1. No Google Analytics, abra o perfil que você deseja fazer o teste;
  2. Clique na aba “Standard Reporting”;
  3. Abra a seção “Content” e clique em “Experiments”;
  4. Se for o seu primeiro teste, clique em “Start Experimenting”

Agora, vamos nomear nosso teste e selecionar as páginas:

Content-Experiments-Passo-1

Content-Experiments-Passo-1

No campo “Experiment name” coloque o nome do seu teste. Este nome irá aparecer na sua lista de testes e nas atualizações por e-mail. Também iremos dar um nome para cada página testada e colocar a sua respectiva URL nesta primeira etapa.

Na sequência, vamos configurar nosso teste, selecionando a meta do Google Analytics e qual o % de visitantes que farão parte do teste:

Content-Experiments-Passo-2

Content-Experiments-Passo-2

Agora, iremos incluir e validar a tag para realização do teste:

Content-Experiments-3

Content-Experiments-Passo-3

Para incluir a tag do Content Experiments, basta seguir o fluxo abaixo:

  • Selecione a opção “I’ll add the script myself”;
  • Copie o código que aparecerá dentro do box no meio da página;
  • Abra o arquivo HTML da sua página original do teste (as tags das variações de páginas do seu teste não precisam ser customizadas)
  • Cole o código imediatamente depois do e antes do início do código do Google Analytics, conforme exemplo a seguir:
original-page

original-page-without-code

original-page-with-code

E por fim, vamos validar o seu teste!

Content-Experiments-4

Content-Experiments-Passo-4

Com o teste criado, veja como será exibido o seu teste no “Content Experiments List”

Content-Experiments-List

Content-Experiments-List

E claro, a parte mais emocionante do teste: o resultado!

Content-Experiments-Results

Content-Experiments-Results

Podemos observar que no exemplo acima, que ainda não foi finalizado, a variação 3 do teste está convertendo 14.2% a mais do que a versão original do website, ou seja, se estamos falando de um e-commerce, basta alterarmos a página do nosso site para variação 3 e iremos aumentar nosso faturamento em 14% após um simples teste!

Para os usuários do Google Website Optimizer fica uma dica importante: a ferramenta estará disponível para acesso apenas até 01/agosto de 2012 tanto para testes finalizados quanto para testes em andamento.

Gostou? Bons testes e até a próxima!

"Vamos transformar números em $$$" Área: Head da dp6 (web analytics, business intelligence, search intelligence e buzz intelligence) Local: São Paulo Especialidade: Ser apaixonado e buscar excelência em tudo o que faz!

4 Responses so far.

  1. Valeu por compartilhar Gerson, muito bom! Você sabe dizer se o Google está liberando aos poucos esta funcionalidade?

    • Gerson Ribeiro Gerson Ribeiro says:

      Oi Marcelo,
      Tudo bem? Obrigado pelo comentário …
      O Google liberou a whitelist para partners na última semana. O lançamento deverá ser anúnciado nas próximas duas semanas!
      Abraços,
      Gerson Ribeiro

  2. Excelente!
    O google vem inovando mais e mais a cada dia!

  3. Rodrigo says:

    O Analytics é demais. Ainda mais agora com isso. Quem quiser converter mais visitantes em clientes compradores devem começar seus testes A/B com o Google Analytics o mais rápido possível.

    Eu até criei um vídeo ensinando como configurar os testes http://aprendacriarsites.com/como-fazer-testes-ab-com-o-google-analytics/

    [ ]‘s

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>