Pages Menu
Categories Menu

Posted by on Mar 17, 2011 in Uncategorized

Nova versão do Google Analytics

O Google anunciou hoje na Google Analytics Great User Conference uma nova versão para a ferramenta de Web Analytics mais utilizada no mundo.

Esse é um update importante e é conhecido internamente como v5. O Foco é em usabilidade introduzindo uma nova versão da interface melhorada e com novo design. A interface que já era reconhecida como uma das mais poderosas e amigáveis do mercado ficou ainda melhor.

O rollout será feito lentamente e você pode pedir para ser incluído como beta tester se tiver interesse.

Administração

A listagem de profiles ficou bem mais simples e com as funcionalidades mais a mostra. Ele por padrão agora mostra todos os seus perfis, o que é muito util para que cria vários perfis.

Nova interface para selecionar profiles

Os menus foram reestruturados. Algumas funcionalidades como o Inteligence e relatórios customizados ganharam mais destaque enquanto que os segmentos avançados estão disponíveis de formas mais variadas e intuitivas.

Novos Relatórios

Existe um novo tipo de vizualizações que cria uma Tag Cloud com o valor de uma dimensão onde a métrica que você escolher é usada para definir o tamanho de cada termo. Bastante útil no relatório de termos no relatório de visitas por fonte de tráfego orgânica.

Term Cloud

Existem também alguns relatórios novos, de métricas que já eram enviadas antes para o GA mas não estavam expostas na antiga interface, ou que são mostradas de forma diferente. Alguns exemplos mais notáveis são o relatório de páginas onde um evento ocorreu e um relatório de Content Drilldown.

Relatório de Páginas Drilldown

Relatórios Customizados redesenhados

Agora será possível criar um tipo de relatório customizado novo. Ele é apresentado como uma tabela com até duas dimensões. Além disso agora é possível criar filtros que são aplicados por padrão nos seus relatórios customizados. Você pode também misturar os dois tipos em tabs diferentes. Isso tudo eleva muito as possibilidade dos Custom Reports e é por isso tudo que eles tem uma aba de destaque dentro da nova interface.

Novos Custom Reports

Eventos como Metas

Agora você não tem mais desculpas pra continuar disparando aqueles Pageviews virtuais apenas para usa-los como metas. Você pode definir que um evento é uma meta. E pode até mesmo usar o seu value como o valor da conversão

Event Goals

E pra você ir sentindo um gostinho ai vai um vídeo da nova interface.

http://www.youtube.com/watch?v=mzC-wWN7GCQ

1 Comment

  1. Excelente Post! Há tempos já gostaria de ver a Tag Cloud

Trackbacks/Pingbacks

  1. Google Analytics Multi-Channel Funnels | Direct Performance - [...] o novo conceito de grupos de tráfego (Traffic Groups), que aplica recursos muito poderosos da nova versão (v5) do …
  2. Omniture SiteCatalyst 15, Webtrends 10 e Google Analytics v.5: o que muda? | Direct Performance - [...] anúncio do lançamento da nova versão do Google Analytics, está sendo comentado no círculo WA. Nova interface, novas formas …

Post a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>