Chegou ao Brasil o recurso do Facebook “Instant Articles”, usado para leitura de notícias. A partir dele, o Facebook vai implementar a Paywall, que será um mecanismo para acesso exclusivo de notícias apenas para quem pagar.

“O Meio & Mensagem apurou que a iniciativa do Facebook é uma demanda antiga dos veículos que pediram à plataforma um modelo de negócios de cobrança. Em nota, o Facebook Brasil afirma que está em conversas iniciais com diversas organizações de mídia sobre como pode dar melhor suporte aos modelos de negócio por assinatura. A previsão é que, até outubro, sejam iniciados os testes e, até 2018, o modelo comece a vigorar.”

O Facebook, que sempre afirmou que seria uma plataforma inteiramente grátis, não vai resistir à pressão dos tempos atuais e também apresentará um conteúdo exclusivo apenas para assinantes.

A decisão vem devido à pressão dos veículos e, também, de diversas áreas da sociedade para evitar a disseminação de notícias falsas. Isso faz com que o conteúdo jornalístico seja levado mais a sério, já que isso se perdeu um pouco na era digital, com tantas notícias e informações falsas veiculando pela Internet.

Agora, basta saber se a audiência do Facebook comprará – literalmente – essa ideia.

Leia mais sobre o assunto no artigo completo publicado no Meio&Mensagem.