O impacto das mídias sociais na caixa de comentários dos blogs

Gabriel Ishida

No início da hegemonia do Twitter e Facebook em 2009, muito se comentou sobre “a morte dos blogs“. O fato é que o efeito foi inverso: os dois canais se tornaram importantes fontes de tráfego. Entretanto, a principal consequência dessa integração veio em um lugar que já foi palco de diversas polêmicas: a caixa de comentários. Uma pesquisa desenvolvida pela PostRank coletou dados de 2007 a 2009 e constatou: houve uma queda de 50% no volume de comentários, mas o volume de trackbacks feitos em mídias sociais cresceu 30%.

Engajamento dos usuários com o post

Basicamente, o que ocorre é um deslocamento da caixa de comentários para o Twitter, Facebook, Orkut, Google+ e até mesmo para outros blogs. Apesar dessa pesquisa ser relativamente antiga, pense: quem nunca viu ou comentou um post de blog/site fora da caixa de comentários? Vejamos alguns exemplos.

Gabriel Ishida

"Buzz isn't just noise; it translates into purchase intent" - McKinsey Área: Social Intelligence Local: São Paulo Especialidades: Transformar burburinho em algo relevante

Gabriel Ishida

Author Gabriel Ishida

"Buzz isn't just noise; it translates into purchase intent" - McKinsey Área: Social Intelligence Local: São Paulo Especialidades: Transformar burburinho em algo relevante

More posts by Gabriel Ishida

Join the discussion 2 Comments

Leave a Reply