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Posted by on Aug 24, 2011 in Marketing Digital

O impacto das mídias sociais na caixa de comentários dos blogs

No início da hegemonia do Twitter e Facebook em 2009, muito se comentou sobre “a morte dos blogs“. O fato é que o efeito foi inverso: os dois canais se tornaram importantes fontes de tráfego. Entretanto, a principal consequência dessa integração veio em um lugar que já foi palco de diversas polêmicas: a caixa de comentários. Uma pesquisa desenvolvida pela PostRank coletou dados de 2007 a 2009 e constatou: houve uma queda de 50% no volume de comentários, mas o volume de trackbacks feitos em mídias sociais cresceu 30%.

Engajamento dos usuários com o post

Basicamente, o que ocorre é um deslocamento da caixa de comentários para o Twitter, Facebook, Orkut, Google+ e até mesmo para outros blogs. Apesar dessa pesquisa ser relativamente antiga, pense: quem nunca viu ou comentou um post de blog/site fora da caixa de comentários? Vejamos alguns exemplos.

Em um post do blog Brainstorm 9 que falava do seriado Borgias, postado há quase uma semana, apresenta apenas 14 comentários. Entretanto, fazendo uma pesquisa rápida no BackTweets, temos 84 tweets que postaram o link para o post. Apesar da grande maioria ser retweets comuns do perfil oficial do blog, temos diversas opiniões interessantes que poderiam parar na caixa de comentários (clique na imagem para ir ao post):

Esses são alguns dos exemplos. Isso sem contar os trackbacks feitos por outros blogs e em outras redes, como Facebook e Orkut. Nessa pequena demonstração, nota-se como pode ser rico de informações relevantes esse monitoramento da repercussão de um post. Por isso que diversas organizações, percebendo essa tendência, buscaram incorporar esse volume de informação “off-post”. Atualmente, há diversas ferramentas que fazem essa convergência, sendo que a Echo, uma das pioneiras, é a principal referência.

Por isso, além das mídias sociais serem reflexos imediatos do ambiente offline, elas são também a plataforma de repercussão da própria mídia social. É aí que entra a famosa história da viralização e dos memes, mas me refiro às “menores repercussões”, como aquela pequena ação no Twitter ou uma pergunta respondida no Formspring. Mas então, se um post de blog gera buzz com informações importantes, imagina uma campanha baseada em ações online? Sendo assim, podemos entender que essa integração entre caixa de comentários e mídias sociais também vale para qualquer ação online. A diferença é que essa não tem nenhum tipo de caixa: as mídias sociais é o lugar único. Por isso que uma estratégia de análise e monitoramento em mídias sociais é importante para mensurar a repercussão de campanhas on e offline.

Para finalizar, deixo um post muito bacana do Tiago Dória falando sobre as mudanças ocorridas na sociedade com a popularização dos blogs. O post é longo, mas vale a pena conferir.

Gabriel Ishida

"Buzz isn't just noise; it translates into purchase intent" - McKinsey Área: Social Intelligence Local: São Paulo Especialidades: Transformar burburinho em algo relevante

2 Comments

  1. Essa eu não sabia, que cada vez as pessoas não colocar mais comentário em blogs.
    Muito legal esse post

  2. Concordo plenamente… cada vez mais existem menos comentários nos blogs, logo menos interacção directa dos blogueiros com o seu publico.

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