Categories Menu

Postado por em 24/08/2011 em Marketing Digital

O impacto das mídias sociais na caixa de comentários dos blogs

No início da hegemonia do Twitter e Facebook em 2009, muito se comentou sobre “a morte dos blogs“. O fato é que o efeito foi inverso: os dois canais se tornaram importantes fontes de tráfego. Entretanto, a principal consequência dessa integração veio em um lugar que já foi palco de diversas polêmicas: a caixa de comentários. Uma pesquisa desenvolvida pela PostRank coletou dados de 2007 a 2009 e constatou: houve uma queda de 50% no volume de comentários, mas o volume de trackbacks feitos em mídias sociais cresceu 30%.

Engajamento dos usuários com o post

Basicamente, o que ocorre é um deslocamento da caixa de comentários para o Twitter, Facebook, Orkut, Google+ e até mesmo para outros blogs. Apesar dessa pesquisa ser relativamente antiga, pense: quem nunca viu ou comentou um post de blog/site fora da caixa de comentários? Vejamos alguns exemplos.

Gabriel Ishida

"Buzz isn't just noise; it translates into purchase intent" - McKinsey Área: Social Intelligence Local: São Paulo Especialidades: Transformar burburinho em algo relevante

2 Comentários

  1. Essa eu não sabia, que cada vez as pessoas não colocar mais comentário em blogs.
    Muito legal esse post

  2. Concordo plenamente… cada vez mais existem menos comentários nos blogs, logo menos interacção directa dos blogueiros com o seu publico.

Postar uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>