Páginas de erro 404 SEO friendly

Como lidar com erros 404 no seu site, sem sacrificar a experiência do usuário e mantendo uma boa relação com os mecanismos de busca (SEO)?

Muitas vezes devido a uma mudança na estrutura do site, links passam a apontar para uma página que deixou de existir ou foi movida para um novo endereço. Além do impacto na usabilidade do site, isso pode afetar a performance no site nos mecanismos de busca perdendo posicionamento pois todo o histórico da página antiga não é passada para a nova página.

A maneira correta de lidar com isso é fazer redirecionamentos 301 para o novo endereço. Essa medida garante que os buscadores irão compreender a mudança de endereço e indexar o novo endereço mantendo todo o histórico do endereço antigo. Além de evitar transtornos como links externos quebrados o que pode evitar que um usuário acesse o conteúdo desejado dentro do site.

Porém mesmo assim algumas páginas podem não ter uma correspondência, por conterem conteúdo que não é mais disponibilizado. Nesses casos a melhor solução seria criar uma página de erro 404 ṕersonalizada. Isso indica para o mecanismo de busca que aquela página não existe e assim deixarão de aparecer como resultados de busca. Além de manter uma boa usabilidade para o usuário evitando perder uma visita que pode ser produtiva.

Nunca retorne o código 200 para uma página não encontrada, isso causa problemas com os mecanismos de busca, que continuarão a indexar aquela página.

Gafisa, bom exemplo de página 404 customizada

Gafisa, bom exemplo de página 404 customizada

Criando sua página de erro customizada

Para fazer sua própria página de erro customizada, crie o arquivo 404.html com a página de erro na raiz do site e adicione o seguinte código ao seu arquivo .htaccess.

ErrorDocument 404 /404.html

Apesar da página de erro estar na raiz do site, ela pode aparecer em qualquer contexto do site, portanto lembre-se de utilizar sempre links absolutos para outras páginas ou recursos estáticos nesta página.

Uma página de erro 404 não precisa ser uma página em branco escrito “ERRO: Página Não Encontrada”. Você pode fazer uma página de erro customizada com sua identidade visual e com indicações para o usuário de como prosseguir e encontrar o conteúdo que ele estava procurando.
Uma boa página de erro contém:

  • Uma indicação clara que aquela página não existe mais;
  • Mantém a identidade visual do site;
  • Um look minimalista, ela não precisa ter toda a navegação do seu site;
  • Uma caixa de busca interna do site;
  • retorna o código HTTP 404

Links

"nhom nhom nhom" Área: Inovação Especialidade: Desenvolvimento de ferramentas para auxiliar processos.

2 Responses so far.

  1. Luigi says:

    Muito bacana o artigo!
    Vou deixar um exemplo brasileiro: http://www.si14.com.br/asdf

  2. Uma dica é personalizar e outra tão importante quanto é monitorar essas páginas de erro 404 para ver coisas do tipo: quais são os erros mais comuns, de onde esses erros vem, etc.
    Tem um link bem legal com dicas de como fazer esse tracking via Google Analytics.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>