Primeiros passos para um dashboard online

Renata Galindo

imagem dash

 

O que é um Dashboard online?

Um dashboard é um painel que reúne as principais informações e resultados em gráficos e tabelas para que seja possível a tomada rápida de decisões. Essa ferramenta disponível online transforma os dados, antes offline, em valiosa informação que pode ser vista e interpretada de maneira mais clara e intuitiva. Pode incluir informações de diversas fontes de dados e permite que o usuário cruze-as, agregando em um mesmo lugar os dados mais importantes para o seu negócio.

Qual a sua importância?

A principal importância para o marketing online é o monitoramento simultâneo de diversos dados com uma visualização clara. Além disso, ele pode ser atualizado automaticamente e em tempo real, assim as tomadas de decisões tornam-se mais rápidas.

Também tem a possibilidade de ser acessado em dispositivos móveis e compartilhados com diversos usuários.

Com isso, temos uma otimização maior do tempo que pode ser utilizado para análises e melhorias dos projetos.

Como definir o seu Dashboard?

Devido ao grande volume de informações e dados que temos acesso atualmente, o mais importante é definir quais são os dados relevantes a serem acompanhados. Assim, evitamos uma “poluição” visual com dados que não ajudariam nas tomadas de decisões.

Sendo assim, a criação do Dash parte principalmente dos KPI’s (Key Performance Indicators) e das metas a serem alcançadas.

Exemplos de utilização:

– Acompanhamento de vendas:

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Usado para acompanhar leads e prospects, com um dashboard de vendas é possível notar as novas oportunidades e visualizar em tempo real o que não está indo bem, e também pode haver a inclusão de dados de CRM.

Importante para equipes de vendas que precisam ter esses dados sempre atualizados e para acionar as equipes responsáveis conforme o desempenho de uma campanha e produtos para que sejam ajustados.

– Monitoramento de crises:

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Possui grande importância no monitoramento de crises em redes sociais, já que com ele é possível notar as oscilações de resultados, volume de audiência, menções, geolocalização de problemas e todas as métricas importantes em um só lugar. Assim, é possível identificar uma crise, reportar e resolver a mesma de uma forma rápida e eficiente.

– Dashboard de Audiência:

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Nesse exemplo podem ser acompanhados dados gerais de navegação e audiência de um ou mais sites, assim os resultados gerais são acompanhados em um mesmo painel.

Para que esses painéis sejam efetivos, é necessário uma análise e interpretação dos dados. Mais informações sobre ferramentas de Dashboards que podem ser contratadas, entrar em contato com  comercial@dp6.com.br.

Renata Galindo

Atua há 5 anos no mercado de Marketing Digital, tendo passado pela área de Performance Media e atualmente trabalha em Digital Analytics, com foco em análise, criação de dash's e DataViz.

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Author Renata Galindo

Atua há 5 anos no mercado de Marketing Digital, tendo passado pela área de Performance Media e atualmente trabalha em Digital Analytics, com foco em análise, criação de dash's e DataViz.

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