Pages Menu
Categories Menu

Posted by on Jul 27, 2012 in Business Inteligence, Digital Analytics, Google Analytics, Marketing Digital, Performance Media, Search, Web Analytics

Remarketing com o Google Analytics – o que já era bom ficou ainda melhor

Falamos no blog recentemente sobre a importância do remarketing no post da Caroline, mostrando como configurar a feature no AdWords e seu grande potencial.

Pois bem, eis que o Google, mais uma vez, facilitou ainda mais nossa vida anunciando hoje (em beta) a possibilidade de implementar o remarketing com uma tag a menos, a partir do Google Analytics. Isso é sensacional! Entenda por que…

O que é remarketing?

É um recurso para que possamos impactar novamente, de maneira mais acertiva, nosso público-alvo. Ele é configurado por meio da criação de listas com base no comportamento de determinados públicos que visitam o site e mostram interesse em seus produtos, formulários de cadastro ou qualquer outra ação possível dentro do site, isto é, a possibilidade de mostrar informações específicas para nichos voltados para um comportamento também específico dentro do seu site.

Vamos imaginar a seguinte situação: você coloca um fone de ouvido no carrinho de compras de um ecommerce, mas desiste da compra. No entanto, como ainda está interessado na compra de um novo fone de ouvido, começa a navegar buscando informações e sites com reviews. Em um dos sites visitados, você vê uma peça do ecommerce que você desistiu da compra lhe avisando que se você comprar AGORA você tem 10% de desconto, ou então comunicando benefícios adicionais do produto, condição especial de pagamento, uma categoria de produtos específica, etc. A chance de você ser atingido pela peça e acabar convertendo no site é grande! E essa é a grande sacada do remarketing: direcionar a comunicação baseada no histórico das visitas.

O que ganhamos com a feature no Google Analytics?

Agora, no remarketing com o Google Analytics, temos o diferencial de não precisar marcar o seu site duas vezes (com a tag do Analytics e tag de remarketing do AdWords), o que vai transformar o processo de criação de campanhas de remarketing muito mais fácil e ágil  para os anúncios na Rede de Display do Google (GDN).

Além disso, você pode customizar as listas do remarketing com base em métricas do Google Analytics, como páginas visualizadas, duração das visitas, conversões de metas, etc., o que amplia também o campo de possibilidades para a segmentação das campanhas para diferentes comportamentos dentro do seu site. E o melhor: sem depender de terceiros; você mesmo pode criar “n” diferentes listas e segmentar cada vez mais suas campanhas!

Como configurar o Remarketing no Google Analytics?

- Clique na aba ‘Admin’ no menu superior do Google Analytics (lembrando que você deve ser administrador da conta).

- Clique em ‘Remarketing lists’

- Feito isso, é só configurar exatamente as listas com base nos nichos que você quer impactar com diferentes conteúdos e correr pro abraço!

Lembre-se: o Google está lançando a versão beta para os usuários do Analytics que são administradores de contas que tenham pelo menos um vínculo entre AdWords e GA. A liberação do remarketing no GA está ocorrendo em pacotes e deverá estar liberada para você até o final de setembro.

1 Comment

Post a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>