Acompanhando a onda de lançamentos das novas ferramentas do Marketing Cloud do Google, recebemos recentemente o tão esperado Google Optimize 360. A ferramenta de testes e personalização de conteúdo da Google Analytics 360 Suite chega ao mercado de forma enfática: trata-se da primeira solução para testes realmente competitiva a ser lançada pelo Google, já que as investidas anteriores com o Google Website Optimizer e o Google Content Experiences não evoluíram a este ponto. Custos de investimento trabalhados em moeda local (R$) e facilidade na gestão da plataforma são alguns dos pontos positivos oferecidos pelo Optimize 360.

A plataforma nos possibilita testar diferentes variações de um mesmo website e entender de que forma cada uma das versões testadas impacta o comportamento dos usuários – a partir disso, a tarefa de otimizar a experiência dos clientes e torná-la cada vez mais exclusiva e pessoal passa a ser muito mais simples!

Mas como a ferramenta funciona?

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Além de permitir o trabalho com testes A/B, Multivariáveis e de Redirecionamento, a plataforma possui um editor visual que permite a criação de novas variações de página sem a necessidade de recodificar o site a cada teste realizado.

O Google Optimize 360 também permite, por meio da integração com o Google Analytics 360, o uso de regras comportamentais para segmentação de conteúdo, e oferece diversos recursos internos para facilitar a gestão dos testes executados.

Apesar de a versão gratuita da ferramenta já estar disponível há alguns meses para nós aqui no Brasil, o modelo de comercialização da versão enterprise da plataforma foi disponibilizada há pouco mais de uma semana; e o que muda, afinal?

Diferenças entre a versão Standard (gratuita) e a versão 360 do Google Optimize

As vantagens sobre a contratação da versão 360 do Google Optimize são muitas; enquanto que o Google Optimize Standard limita os usuários para que realizem até 3 experimentos e 16 testes multivariáveis por mês, na versão 360 não existem limites.

A integração com o Google Analytics 360 é outro ganho significativo, pois possibilita o uso das audiências criadas na ferramenta de analytics para trabalhar a segmentação de usuários a serem impactados nos experimentos – temos aqui uma oportunidade enorme de maior assertividade nos resultados dos testes, passo importante para a evolução do conteúdo inteligente e otimizado para a personalização do mesmo!

Outro ganho que essa integração proporciona é o de trabalhar com objetivos pré-selecionados. Com a capacidade de mudar retroativamente os objetivos dos testes, é possível entender de que forma um experimento poderia impactar outras metas do Google Analytics 360 – isso significa muito mais aproveitamento para os testes realizados!

Ah, importante dizer que essa integração é super simples de ser feita – as ferramentas se conectam nativamente, outro enorme diferencial do Google Optimize 360 perante as outras ferramentas de testes disponíveis no mercado, cuja integração com a plataforma de analytics do Google nem sempre é fácil de ser feita.

Por fim, os usuários do Google Optimize 360 podem contar com o suporte local do parceiro Google responsável por sua licença – são 48 horas anuais de serviço contempladas no contrato da ferramenta, que podem ser direcionadas tanto ao auxílio para instalação do Optimize quanto ao esclarecimento de dúvidas sobre o uso da ferramenta e para atendimento e suporte. Por esse motivo é tão importante escolher o parceiro que fará o licenciamento da ferramenta para a sua empresa, visto que a experiência prévia do reseller pode fazer toda a diferença no dia a dia deste atendimento.

Modelo de revenda do Google Optimize 360

Assim como acontece com o Google Analytics 360, a comercialização do Optimize 360 no Brasil está sendo feita apenas por parceiros autorizados pelo Google – para garantir a qualidade do atendimento por parte de seus revendedores, o Google exige de seus parceiros que tenham um número mínimo de profissionais certificados para prestarem suporte à ferramenta, bem como que apresentem um caso de uso comprovando a experiência prévia da empresa para trabalhar com o Optimize. Isso significa que, além de fornecer a licença da plataforma de testes, o reseller autorizado do Google Optimize 360 é responsável, também, por prestar suporte à ferramenta (aqueles serviços que eu expliquei no parágrafo anterior, ali em cima ­­­↑↑↑).

 

Os valores de investimento definidos para o Optimize 360 baseiam-se em faixas de consumo mensal de hits; os hits da ferramenta são contabilizados a partir do disparado das tags do Google Analytics. Os dois utilizam a mesma tag.

Mas como saber qual faixa contratar? A DP6 recomenda trabalhar com o mesmo volume de hits que a empresa já consome mensalmente no Google Analytics – não necessariamente o volume total de hits consumidos de todas as contas, mas os hits totais referentes à propriedade com a qual se pretende realizar os testes. Por exemplo,  se a sua empresa consome por mês uma média de 600 milhões de hits no GA, mas na propriedade na qual os testes serão realizados o consumo é de apenas 200 milhões de hits/mês, o ideal é que você contrate a faixa de consumo de 200 milhões de hits mensais no Google Optimize 360 e faça um upgrade quando quiser testar outras propriedades.

Encantado com os benefícios oferecidos pelo Google Optimize 360? Busque um dos parceiros autorizados pelo Google (a DP6 é um deles o/ e você pode entrar em contato conosco pelo email relacionamento@dp6.com.br ou pelo nosso site) para entender mais sobre o seu consumo de hits no GA, e a partir disso definir em qual faixa de consumo de hits sua empresa se encaixa para o uso da ferramenta de testes enterprise do Google. Acreditamos que os valores de investimento por si só devem ser parecidos entre parceiros, visto que é necessário que os mesmos sigam um padrão sugerido pelo próprio Google, portanto escolha aquele que demonstrar maior conhecimento sobre o assunto e transmitir segurança na prestação de um serviço de qualidade!

E se quiser entender mais sobre a cultura de testes e otimização, fizemos outro post sobre o assunto, dá só uma olhada aqui!

E Bons Testes 😀