image1

Título: Faça Acontecer: Mulheres, trabalho e a vontade de liderar (“Lean In: Women, Work and the Will to Lead”)

Autores: Sheryl Sandberg, Chefe de Operações do Facebook desde 2008, trabalhou anteriormente como vice-presidente de Vendas e Operações do Google e foi Chefe de Gabinete do Departamento do Tesouro norte-americano. Ela é uma das fundadoras da comunidade Lean in, que incentiva mulheres a abraçarem suas ambições.
Ano: 2013
Para quem se destina: Profissionais no geral, mulheres e homens, independente de cargo ou profissão.
Categoria: Liderança; Administração e Negócios

Em uma realidade em que as mulheres representam grande parte da força de trabalho no mundo, ainda são pouquíssimas as que ocupam cargos de liderança. No livro da mais alta executiva do Facebook, Sheryl Sandberg, a discussão sobre a posição e o lugar da mulher no universo do trabalho é ponto central, e através de exemplos e relatos sobre sua própria vivência ela ressalta a importância de maior presença de mulheres na liderança para que exista um tratamento mais justo de todas elas, pois assim suas vozes começam a ter o mesmo peso através da representatividade.

Trazendo alguns dados e estatísticas sobre a evolução da participação feminina no mercado de trabalho, Sheryl inicia o livro contando sobre acontecimentos de sua vida que trazem as diferenças de gênero como pano de fundo, e esclarecendo como foi difícil para ela mesma começar a abordar este assunto publicamente, já que muitas pessoas a alertavam de como este tema poderia ser compreendido de forma errada. Sua forma de falar sobre o assunto é incentivando as próprias mulheres a lutar por um lugar à mesa (situação metafórica que ilustra muito bem episódios do cotidiano no ambiente corporativo) e mostrando formas de mulheres e homens contribuírem para que isso aconteça, pois segundo a autora a melhor maneira de promover a mudança e se aproximar à verdadeira igualdade acontece toda vez que uma mulher tem a possibilidade e sente-se no direito de sonhar mais alto e ir atrás de seus objetivos, sem qualquer tipo de restrição.

Por meio de exemplos de situações que se misturam entre profissionais e pessoais, pessoas que cruzaram seu caminho e decisões que foram tomadas durante sua trajetória, o que Sheryl busca reforçar como mensagem é que, por mais que já tenha existido uma evolução, ainda existem diferenças que, muitas vezes, as pessoas tentam ignorar. Ainda existe, sim, preconceito, julgamento, ou no mínimo uma certa desconfiança infundada ou tratamento diferenciado simplesmente por uma questão de gênero. Mas isso deve ser enfrentado e superado: quanto mais as mulheres se sentirem à vontade e no direito de poder ter ambição e lutar por suas vontades – sejam elas relacionadas a cargos de liderança ou não – é que vamos perceber e vivenciar, de fato, uma sociedade mais igualitária.

Por fim, o livro deixa a importante mensagem de que é preciso discutir mais sobre o tema: falar, ouvir, ensinar, aprender e evoluir. Ele traz maneiras de como um homem pode – e deve – contribuir para reforçar essa igualdade seja no ambiente pessoal ou profissional, e de como nós, mulheres, devemos nos ajudar para construir genuinamente uma realidade mais igualitária, em que possamos exercer todo nosso potencial da maneira mais plena e livre possível.

_________________________________________________________________________

Em tempo: aqui na DP6, atualmente somos em 19 mulheres, presentes em todas as áreas da empresa. Cada uma delas que trabalha ou já trabalhou por aqui é reconhecida verdadeiramente pela sua capacidade, inteligência, dedicação, profissionalismo e esforço. E nós continuaremos fazendo a nossa parte, defendendo e incentivando para que isso seja realidade todos os dias, em todos os lugares.

:) Área: Digital Analytics Local: São Paulo Especialidade: Publicidade

Author Mônica Fukumoto

:) Área: Digital Analytics Local: São Paulo Especialidade: Publicidade

More posts by Mônica Fukumoto

Leave a Reply