Uma das mais recentes ferramentas de visualização de dados criada na Adobe Marketing Cloud, o Analysis Workspace consolida-se como o principal meio de visualização e análise dentro da plataforma. Segundo a Adobe, o Analysis Workspace remove todas as limitações típicas de um report único do Analytics. A ferramenta foi criada em 2015 e disponibilizada em setembro daquele ano ao público.

Em resumo, é uma folha em branco, onde você pode preencher com diversos tipos de dados e gráficos. Com isso, é possível a geração de insights mais rápidos e mais completos.

Projeto completo

O cenário do Marketing Digital

O mercado de Marketing Digital convive com o aumento da complexidade dos dados e estruturas geradas por essas informações. Em uma pesquisa recente da EY, em parceria com a Forbes, é analisada a relação dos dados e impactos nos negócios. Dentro do estudo é tratado uma estratégia focada em quatro pontos principais: estratégia, liderança, produção de análises e consumo dos dados, de maneira organizacional e individual.

Além da complexidade dos dados, pessoas ligadas ao mercado de marketing digital precisam de seus dados de uma maneira cada vez mais rápida. No entanto, há uma dicotomia nesse cenário. Um maior volume de informações é processado de maneira mais lenta. Porém, uma metodologia que em nada apetece o mercado de marketing digital.

Qual sua funcionalidade?

O propósito da ferramenta é remover as limitações típicas de um único relatório do Adobe Analytics. Isso significa que uma de suas principais funções é ser flexível para criar projetos de análises personalizadas.

Saiba mais: Desafios e tendências em visualização de dados

Entre as suas funcionalidades, estão cortes para análises, alertas, segmentos, além da gerência desses relatórios para posterior compartilhamento. A plataforma é de fácil usabilidade, com um processo simples de manuseio dos dados, com um simples “arrastar e incluir os dados” nas páginas do projeto.

Quando você busca realizar análises através dos insights padrões dos reports do Adobe Analytics, os cruzamentos de dados apenas podem ser realizados através de segmentação, breakdowns ou comparações.

WorkspaceO Workspace surge para romper esse limitante e aumentar o escopo de cruzamento de dados permitido ao usuário da Adobe Marketing Cloud. Uma das principais intenções da ferramenta é otimizar a análise de grande volume de dados do usuário, que são gerados dentro do escopo da Adobe e que ainda não eram visualizados de maneira otimizada.

Outra funcionalidade é a curadoria dos dados. Por exemplo, um gerente de projeto pode direcionar dados específicos a pessoas que irão trabalhar com certo escopo, já que o compartilhamento é feito de maneira direcionada a pessoas que precisem de um espaço amostral específico, por segmento ou seção dos dados.

Projetos

Há projetos padrão, quando você interage pela primeira vez com a ferramenta. Ficam no menu lateral esquerdo e são agrupados a depender do escopo de que fazem parte, como Media, Mobile ou Web. Com isso, você pode alterar dimensões e métricas desses projetos, já modelando-os de acordo com as necessidades do seu negócio.

ProjetoInicialmente, eles têm um foco geral em relação às principais métricas de mercado e podem ser ajustados aos principais indicadores da sua empresa. A diferenciação entre métricas, dimensões, datas e segmentos é feita através de símbolos e cores, ao longo da escolha dos dados para seu relatório.

Além da construção das visualizações, você tem opção de realizar diversas ações, as quais as principais delas são: download do projeto, criar segmentos e comparação dos segmentos.

visualizationsMão na massa

Há reports por path, funil e comparativos de períodos de tempo, além da inclusão de diferentes fontes de dados para o mesmo projeto, mesmo que ainda internas da Adobe. Essa última característica da ferramenta é de grande impacto para empresas com mais de um site ou plataforma que possam ter uma comparação efetiva.

Caso no varejo: análise para otimizar campanha pontual

A projeção é que qualquer usuário consiga fazer uma pesquisa direta em todos os seus dados para poder responder a perguntas específicas e conseguir construir narrativas compreensíveis aos indicadores de sua empresa.

As análises englobam período, geolocalização, retenção e frequência, por exemplo. Com isso, muitos dos principais indicadores vão tomando forma em sua análise, de uma maneira mais visual. Há também como aplicar uma mesma métrica para vários segmentos, criar um segmento de linhas selecionadas e criar um detalhamento dessas linhas selecionadas.

Monitore anomalias nos dados

Uma das principais funcionalidades atuais do Workspace é a facilidade em visualizar anomalias nos dados. Com atualizações da Adobe, a plataforma apresenta visualmente problemas detectados, como aumento ou diminuição do tráfego de usuários, que pode ser consequência de implementação da ferramenta ou um maior volume de dados.

anomalia

Com isso, o usuário pode detectar anomalias de dados estatisticamente significativas em gráficos de linha ou tabelas, por exemplo. Assim, pode integrar essa anomalia a seus relatórios, gerando maior contribuição analítica ao seu negócio.

Benefícios da plataforma

Dentro do escopo da Adobe Marketing Cloud, o Workspace é a melhor maneira de criar visualizações que requerem diversos reports ao usar o Adobe Analytics, sendo possível a aplicação de variados segmentos de uma única vez.

Você pode comparar esses segmentos em um mesmo projeto e tela. Além disso, você pode criar o segmento dentro da própria ferramenta, com certa facilidade no uso de quebras (breakdowns) e comparativos de métricas. Uma outra vantagem é a grande quantidade de dados processada, mesmo sem a plataforma levar tanto tempo em seu processamento.

Limitação no escopo de dados

Entre os pontos negativos em relação à plataforma, há a pouca abrangência em relação a alteração de dados e quantidade de quebras realizadas (no máximo cinco quebras). Como citado logo no começo do texto, apenas é utilizada dentro da Adobe Marketing Cloud, sem possibilidade de uso de dados externos pelos usuários.

Otimização e consolidação

A plataforma oferece um certo dinamismo para geração dos relatórios e análises, porém ainda enfrenta o problema de apenas trabalhar com dados internos à Adobe para essas visualizações.

Além disso, há concorrentes como o Google Data Studio, que permitem a importação de dados externos à ferramenta. Esse processo mais abrangente facilita a construçãoo de visualizações mais complexas, em relação ao escopo das informações requeridas.

Rafael Rojas

Jornalista com uma pitada de tecnologia, busca integrar cada vez mais dados e análises

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  • Bruno Brandão disse:

    Ótimo post. O Workspace de fato foi um grande acerto da Adobe no que diz respeito a usabilidade, funcionalidade e praticidade.

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