Implantação Avançada de Google Analytics Premium (atual 360) auxiliou o cliente a obter confiança nos dados e aprofundamento do comportamento de compra do seu cliente

01.
Desafios

O cenário do cliente era desafiador, pois não tinham confiança nos dados de sua implementação avançada de Adobe Analytics para a tomada de decisões, além dos mesmos estarem extremamente inconsistentes com o sistema de acompanhamento de vendas no BackOffice.* Enfrentavam uma limitação das análises devido a implementação existente, que não contava com funcionalidades relevantes para os objetivos de negócio da empresa.

Além disso, o cliente tinha interesse em adotar o Google Analytics, por ser mais “user friendly”, no intuito de reduzir o esforço operacional para manutenção da coleta.

O terceiro dos desafios era o de otimizar todo o fluxo de conversão dos usuários, melhorando a experiência dos clientes com a marca, desde o impacto inicial até a finalização da compra.

 

* Nota-se que uma pequena diferença entre a ferramenta de Analytics e BackOffice é comum de se existir, algo em torno 5% a 8%. Maior que isso, é possível que existam problemas na implementação do Analytics.

Devido a complexidade do ambiente do cliente e elevada maturidade digital da companhia, a DP6 recomendou a contratação da solução Premium do Google Analytics (atual Google Analytics 360), e se comprometeu com a migração técnica do Adobe Analytics para Google Analytics Premium com atualização do mapa de métricas e implementação avançada da ferramenta. Junto a solução de Analytics, o DP6 liderou também a migração das tags para o Google Tag Manager (GTM), oferecendo ao cliente uma independência de TI e centralização dos códigos das ferramentas de marketing. Foi criada também uma camada de dados que organizou a mensuração, estruturando as informações.

Após toda a implementação, a DP6 realizou a configuração da uma funcionalidade chave do Google Analytics, o Enhanced Ecommerce, que permite uma análise mais aprofundada sobre o comportamento do usuário durante a jornada de compra e a identificação de gargalos no funil de vendas.

Foram implementadas também dimensões e métricas personalizadas, garantindo um maior detalhamento nos relatórios e análises via Google Analytics, tais como: exposição a produtos conforme as avaliações, interesse em produtos indisponíveis, escolha de adicionais de produtos, entre outros.

02.
Abordagem DP6
03.
Resultados

A configuração personalizada dos dados da empresa no Google Analytics Premium (atual 360) permitiu uma visão integrada dos seus dados, com análises avançadas de ecommerce.

Os dados do Enhanced Ecommerce permitiram ao cliente a tomada de uma ação imediata para recapturar os usuários e torná-los compradores. Além de uma visão completa da participação de cada mídia interna na receita geral.

Com a nova configuração o cliente pôde também ter um entendimento de sua performance a nível de produto e responder perguntas como: quais produtos são mais abandonados no carrinho? Quais os métodos de pagamento mais utilizados para cada tipo de produto? Onde os consumidores se perdem? Entre outras.

A DP6 cumpriu também um dos principais objetivos do projeto: reduzir consideravelmente a diferença entre dados da ferramenta de Analytics e do BackOffice, que antes estavam em quase 30% e caíram para 5%, após a finalização do projeto.

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