Case de Forecasting para Black Friday em Ecommerce.
Após um ano desafiador, mas ainda assim de ótima performance em vendas e faturamento ao longo de 2020, um cliente que possui e-commerce próprio para vendas de seus produtos resolveu realizar um investimento relevante nas campanhas de Black Friday.
+ Metas Definidas: Com a definição do investimento nessas campanhas, foram estabelecidas metas de performance de vendas e faturamento para todo o mês de novembro e começo de dezembro.
+ Metas Realistas: Pensando na importância do período e do atingimento das metas, a DP6 propôs a aplicação de um modelo de Forecasting com o intuito de comparar as previsões com as metas definidas e ajudar a empresa a alcançar os objetivos da campanha.
Com os objetivos de trazer mais insumo para o cliente no período da Black Friday e de tornar as tomadas de decisão mais ágeis em um período de bastante pressão, foi proposto uma análise de forecasting para a métrica de receita do período.
+ Estruturação de Dados: Construímos uma base com os dados de vendas e receita disponíveis no Google Analytics de três marcas da empresa e quebrados por fonte de tráfego para entendermos a influência de cada canal nos resultados.
+ Análises e Dashboards: A partir dos dados estruturados, desenvolvemos dois modelos de previsão diferentes, um customizado com o modelo ARIMA e outro utilizando a estrutura do Machine Learning do BigQuery (BQML) para fins comparativos. Disponibilizamos esses dados em dashboards de acompanhamento geral da performance na Black Friday.
Após o desenvolvimento e entrega dos resultados do modelo, realizamos o acompanhamento diário da evolução da receita através de um dashboard disponibilizado para todas as equipes necessárias da empresa
+ Acurácia dos Modelos: O modelo teve uma acurácia média de 94%, com a receita observada, ficando dentro do intervalo de confiança previsto na maior parte dos dias.
+ Mais precisa que a meta: A previsão do modelo customizado e desenvolvido pela DP6 foi mais precisa do que a meta definida e passou a servir como baseline para definição de novas metas. Hoje estão sendo desenvolvidas análises preditivas para outras métricas importantes para a empresa.