Estruturação de um formato de otimização de negócio em tempo real e implantação de cultura de dados alavancou os resultados da companhia.
O grande desafio encontrado na Fiat Chrysler Automobiles (FCA) era o mesmo que a maioria das grandes empresas brasileiras enfrentam quando o assunto é estruturação digital e compra de mídia: pouca confiança nos dados, nenhum padrão na coleta de dados, na mensuração e no report de resultados, além de diversos parceiros trabalhando simultaneamente na compra de mídia sem um fluxo definido. Com isso, o cliente sentiu então a necessidade de ter uma consultoria isenta de todo o ecossistema de compra de mídia ao seu lado para desenvolvimento de padrões de coleta e análises que seriam aplicados em toda a cadeia a fim de obter uma visão holística dos resultados do seu investimento e assim tomar medidas mais ágeis para otimização da performance digital baseada em dados.
Além disso, a FCA gostaria de ter uma visão completa da jornada de conversão do seu consumidor e entender melhor o seu comportamento multicanal para orientar sua régua de relacionamento e iniciativas de marketing (on e offline).
A DP6 auxiliou a FCA na estruturação de uma Sala de Performance, um formato de operação e otimização em tempo real, onde parceiros e clientes, dividindo o mesmo espaço físico, compartilham as mesmas metas de negócio e o mesmo objetivo de implementar um processo de otimização das campanhas e canais digitais da marca de forma padronizada.
A DP6 mapeou os desafios do cliente e gerou uma série de recomendações sobre os padrões, processos, rotinas e fluxos da organização, coleta e análise de dados. Além disso, atuou diretamente na Sala de Performance, ao lado da equipe de negócios, marketing e tecnologia (TI) do cliente e dos parceiros de compra de mídia. Algumas das responsabilidades eram: estruturação e integração de dados, online e offline, mapeamento de métricas, análises e insights diários, semanais e mensais focados na melhoria da performance da mídia e dos canais on e offline e sugestão de implementação das melhores tecnologias de Marketing Digital, de acordo com as necessidades de evolução do cliente.
Os resultados de um esforço conjunto foram consideráveis logo nos primeiros seis meses de projeto. Com a definição de padrões de mensuração, maior controle sobre o investimento e consequente eliminação de desperdícios, gerou-se uma economia de mais de R$2 milhões em mídia, assim como um crescimento de 44% no volume de leads (interesse por um teste drive e/ou pedido de contato de uma concessionária), com redução de 35% no investimento de mídia.
O objetivo inicial foi cumprido através do estabelecimento de uma cultura orientada por dados, que tem guiado as decisões de negócio do cliente desde então. Além disso, criou-se uma base de aprendizado das campanhas analisadas que passou a ser utilizada em toda e qualquer definição de estratégia de marketing da companhia.











