Alternativas ao Rastreamento de Cookies: Novas Abordagens para Segmentação de Audiências

Sabe aquele anúncio que você recebe nas redes sociais depois de “só pensar” em comprar algo? Saiba que ele pode e vai ser impactado pelo fim dos cookies.

Contexto

Os cookies são arquivos de dados que servem para guardar informações acerca do comportamento do usuário durante a navegação. Eles foram criados em 1994 e rapidamente se difundiram como ferramenta de coleta de dados para marketing dentro dos navegadores. Em 1997, já começaram as discussões sobre sua utilização e como isso poderia infringir a privacidade do usuário. Em 2009 surge a primeira lei de restrição do uso dos cookies de terceiros na Europa, a chamada “Cookie Law”, mãe da GDPR (General Data Protection Regulation), mostrando um aumento dessa preocupação.

Com o passar dos anos e o aumento da complexidade da estratégia de marketing digital e também da utilização dos cookies, surgem de fato as leis que os tornam proibidos e propõe a obrigatoriedade do seu banimento nos navegadores. Em 2018 a GDPR entra em vigor na União Europeia, e no Brasil em 2020 entra a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Após esse acontecimento, os navegadores rapidamente buscaram se adaptar. No entanto, o Google especificamente, demonstrou uma resistência maior ao seu cumprimento. Ele adiou várias vezes o fim da utilização dos cookies em seu navegador, o Google Chrome. Inicialmente prometido para acontecer em 2022, depois para 2023, agora esperamos que seja concluído ainda este ano.

Entretanto, é fato que, mais cedo ou mais tarde, os cookies serão totalmente banidos e, para lidar com essa falta no cenário de marketing digital, os principais players do mercado vêm se preparando e desenvolvendo nos últimos anos algumas alternativas para seguir na segmentação e direcionamento do público para anúncios. 

Por isso a DP6 traz hoje 4 das principais alternativas disponíveis no mercado para driblar o impacto do mundo cookieless e ainda garantir o aumento da sua performance de mídia com campanhas mais direcionadas e lucrativas.

Principais Alternativas

1. CDP 

As Customer Data Platforms são, como o próprio nome já diz, plataformas de gestão de dados do consumidor. Sua relevância aumentou no mercado a partir do momento em que começaram a ser discutidas as leis de proteção de dados do usuário e seu diferencial está na possibilidade de manipulação de dados first party e PII dos usuários. 

Esses dados podem ser criptografados e enviados para os principais veículos de mídia online para criação de audiências personalizadas sem invadir a privacidade do usuário. 

Dentre as principais CDP’s do mercado, temos a Salesforce, a Oracle e a Treasure Data, que fornecem uma série de features e caminhos para coletar e compartilhar os dados dos seus usuários de maneira protegida.

imagem de um Customer Data Platforms
Fonte: Smartosc Fintech

2. CAPI

A CAPI ou Conversion API é uma solução criada pela Meta para conectar os dados de marketing do anunciante. Sejam eles eventos do site, dados de conversões offline ou ações de CRM, podem ser conectados à plataforma do Meta para serem utilizados em otimizações de performance de campanha e direcionamento de anúncios.

Para o envio dos dados em questão, a API pode receber informações de pixel do Meta, que fica implementado diretamente no website, do SDK do Facebook ou ainda de upload manual via CSV. Após a subida dos dados eles podem ser usados para gerar audiências, otimizar campanhas e até mensurar resultados sem impactar a privacidade do usuário. 

imagem de um Conversion API
Fonte: GoMarketing School 

3. Enhanced Conversions

É uma feature desenvolvida pelo Google que permite o enriquecimento das informações de conversão do usuário dentro da sua plataforma através do upload de dados 1st part hasheados de maneira a preservar a privacidade dele.

As Enhanced Conversions podem ser de dois tipos: Web ou Leads 

  • O tipo Web: Feito com os dados coletados em seu website e serve para aprimorar a mensuração das suas conversões online.
  • O tipo Leads: Usa dados mais específicos do usuário, como email e telefone. Ele pode ser coletado no site ou até em uma base de CRM e pode ser usado, por exemplo, para aumentar a performance de campanhas.

Em ambos os casos, para a implementação do Enhanced as ferramentas usadas serão o Google Tag Manager ou o Google Ads API e após isso a utilização desses dados mais pessoais pode ocorrer sem problemas de privacidade. 

imagem de um Enhanced Conversions
Fonte: Ollo Metrics

4. Privacy Sandbox

É uma iniciativa que reúne diversas empresas no mercado de marketing digital, como Google, Yahoo, Xiaomi, AppsFlyer entre outras, com o objetivo de desenvolver novas tecnologias para driblar a falta dos cookies no mercado digital global.

Seu surgimento vem como alternativa durante a transição da utilização de cookies para o mundo cookieless, uma vez que através de suas features ela consegue eliminar gradualmente a necessidade de uso dos cookies de terceiros à medida que novas soluções vão sendo implementadas.

Algumas de suas features são:

  • Protected Audience API: Ferramenta que permite que os dados do usuário sejam coletados e agrupados em grupos de interesse de maneira anônima para que o anunciante possa segmentar suas campanhas através desses interesses sem identificar o usuário. Dentro dessa lista de interesses o Google promete fornecer centenas de grupos de interesse que podem ser combinados para garantir uma boa segmentação.
  • Attribution Reporting API: É uma solução que permite a medição de conversões de anúncios sem infringir a privacidade dos usuários. Ela permite que os anunciantes meçam suas conversões dentro de diversos casos, como: Cliques e visualizações de anúncios, Anúncios em sites que usam um provedor de tecnologia de anúncio terceirizado, anúncios em redes sociais, anúncios em páginas de resultados de pesquisa entre outros sem que isso utilize informações de cookies para acompanhamento.
  • Topics API: É um mecanismo que permite que o navegador compartilhe informações sobre os interesses do usuário com terceiros. Ela está relacionada à publicidade com base em interesses (IBA) e sua atuação se baseia na observação e registro dos temas ou tópicos de interesse do usuário com base da sua atividade de navegação e o fornecimento de acesso às plataformas de adtech a essas informações sem revelar demais detalhes sobre a atividade de navegação do usuário.
  • Private Aggregate API: Ferramenta que permite que os desenvolvedores gerem relatórios de dados agregando informações da Protected Audience API  e sites de armazenamento compartilhado. Ela utiliza uma chave de agregação e um valor agregável para que o navegador gere um relatório agregável que pode ser usado para entender o comportamento do usuário e simular sua jornada sem a necessidade da utilização de cookies para tal.
imagem de funcionamento da Privacy Sandbox
Fonte: Mobile Dev Memo

O Mercado está fervilhando de novas features e oportunidades para se adaptar a essa nova forma de fazer anúncios digitais. Além dessas citadas acima, existem diversas outras possibilidades de features para contornar a ausência dos cookies. Por isso, se manter sempre atualizado é fundamental para garantir a melhor escolha para a sua empresa!

 

Em caso de dúvidas sobre qual delas se encaixa melhor ao seu modelo de negócio é só entrar em contato com DP6 que te ajudamos a desmistificar esse tema e manter a performance das suas campanhas na era cookieless. 

Referências

Cookies e o futuro da propaganda na internet

Privacy Sandbox  |  Google for Developers

Visão geral da API de Conversões (facebook.com)

About enhanced conversions - Google Ads Help

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