Kroton

Descubra como alcançamos um aumento de 14% nos acessos digitais, ao mesmo tempo em que reduzimos o investimento em TV, mantendo alta cobertura e obtendo um retorno melhor das campanhas!

Case de análise de Lift de TV para Kroton.

01. Desafios

A Kroton tinha a necessidade de mensurar e avaliar o impacto das ações de marketing em TV, que concentrava grande parte do investimento da área, nos canais digitais das marcas do grupo.

+ Marcas e Regiões: O primeiro desafio era a granularidade e integração de todos os dados, pois havia a necessidade de agrupar e analisar os resultados em grande detalhe e divisão:

  • por oito marcas do grupo
  • por região, cada marca possuía uma atuação diferente em todo o país, e
  • por emissora de TV, pois cada emissora possuía antenas de diferentes alcances nas diferentes regiões do país.

+ Volume de Dados: Com toda essa granularidade de informações, a atenção estava voltada a como estruturar, processar e analisar todos esses dados.

02. Abordagem DP6

A DP6 realizou uma estruturação dos dados de diferentes fontes no Google Cloud e desenvolveu análises de performance na granularidade necessária.

+ Data Lake: Construção de um Data Lake cruzando dados offline, como informações de mais de 42 mil inserções quebradas por marca, emissora e programa, e dados online, como dados do Google Analytics quebrados por cidade e fonte de tráfego, gerando mais de 50 bilhões de linhas.

+ Comportamento do Usuário: Análise exploratória para entendimento da jornada do cliente por marca e definição de KPI’s ideais para as análises.

+ Otimizações: Análises e recomendações de mudanças de investimento no plano de mídia de TV com o objetivo de gerar mais visitas e conversões nos canais digitais das marcas.

03.Resultados

+ Aumento de 14% nos acessos aos canais digitais da marca, o principal KPI digital, mesmo com redução de investimento geral.

+ Redução de 14% do investimento no plano de mídia mensal de TV, com pequena queda de 5% dos TRPs. Ou seja, foi mantida a alta cobertura e melhorando o retorno das campanhas nos canais digitais monitorados