Fórum E-commerce Brasil 2025: As Tendências que Estão Redefinindo o Marketing com IA, Dados e Tecnologia

Mais de 38 mil profissionais circularam pelos corredores do Fórum E-commerce Brasil 2025. E, como já é tradição, a DP6 marcou presença ativa no evento – com um time de peso acompanhando os conteúdos e reforçando conexões.
Faço parte do Conselho de Conteúdo do E-commerce Brasil, e é sempre um privilégio colaborar com a curadoria de temas, palestrantes e experiências que ajudam a movimentar o nosso mercado. Minha atuação principal esteja na trilha de Marketing & Vendas, mas também procuro contribuir e trocar experiências nas trilhas de Tecnologia & Inovação, Gestão & Operações, Marketplaces e nos palcos paralelos, como o de IA e Soluções.
Esse ano, na masterclass de abertura da Plenária de marketing, ao lado de Camilo Barros (Institute for Tomorrow), Augusto Rocha (pmweb) e Gerson Ribeiro (B&Partners), pude dividir com o público algumas reflexões sobre o novo papel da tecnologia no marketing. Afinal, quanta tecnologia a gente realmente precisa?
Martech, MarAgents e Cidadãos: como as novas tecnologia criam um novo marketing
Meu aprendizado compartilhado com o público começou com: o investimento em Martech só gera retorno quando acompanhado de habilidade para extrair valor. O desafio é aproveitar todo o potencial através de pessoas e agora, através da Inteligência Artificial.
Apresentei uma proposta de Framework para o Marketing inteligente, que é baseado em três pilares:
- Dados como fundação: sem dados unificados e organizados, qualquer tecnologia vira só mais um custo.
- Tecnologia como amplificador: dados precisam virar ativação segmentação ou otimização para escalar o resultado e a tecnologia é o caminho para isso.
- Inteligência como diferencial: decisões melhores, mais rápidas, adaptáveis e contextualizadas trazem competitividade quando todos tem acesso às mesmas tecnologias.
Também discuti o conceito de MarAgents, agentes de IA que integram dados, interpretam contextos e executam tarefas, da estratégia à ativação. Ou seja, tecnologias inteligentes trabalhando com cada vez mais autonomia. Essa nova era, impulsionada por plataformas adaptativas e pela democratização tecnológica, aponta para um futuro em que times de marketing precisarão menos de controle e mais de capacidade de orquestração.
O consumo não é mais linear. E o marketing também não.
Camilo Barros trouxe dados que reforçam esse ponto:
- 60% das buscas nos EUA e UE não geram mais cliques
- 70% das compras no e-commerce brasileiro já acontecem via mobile.
- Até 2027, 25% das compras online serão realizadas por agentes
Com essas distorções, o funil tradicional deixou de representar a realidade. Em seu lugar, surgem jornadas mediadas por IA, como as “zero-click journeys”, nas quais o consumidor compara, decide e até compra sem sair do ambiente da busca ou dos assistentes de IA. A resposta? Estruturas de hiper-personalização em tempo real junto estratégias omnichannel que se adaptam às diferentes jornadas de cada pessoa e um foco em otimização para mecanismos generativos, uma vez que eles se tornam também uma audiência também relevante para consumir nosso conteúdo e navegar nas nossas interfaces.
Dado, contexto e ação: um novo mapa para a jornada digital
Gerson Ribeiro trouxe uma das frases que mais ressoaram na plateia:
“Funis não compram. Pessoas sim.”
Ele reforçou a importância de integrar branding, dados e operação em jornadas consistentes e relevantes. Em um cenário digital fragmentado, entender cultura, comportamento e contexto é essencial para marcas que querem escalar com consistência.
E essa importância de entender e agir com foco não no canal, mas nas pessoas que estão comprando foi destaque na sessão do Augusto Rocha: “Não é sobre onde você fala, mas como você se conecta”. A experiência relevante e personalizada hoje é o que garante o cliente retornar amanhã e seu custo de aquisição sob controle.
O que levamos do evento
Participar do Fórum E-commerce Brasil 2025 reforçou o que temos vivido na prática com nossos clientes:
- A urgência de planejar nossos investimentos de acordo com a nova jornada e a partir do comportamento real do consumidor
- O papel dos dados como base para a evolução do marketing, principalmente na era da Inteligência Artificial
- A importância de equilibrar tecnologia, criatividade e performance com times preparados para esse novo marketing
Foi uma honra dividir o palco com mentes brilhantes do nosso mercado e participar de conversas que estão moldando o futuro do nosso trabalho.
Se você também está olhando para IA, dados ou personalização com mais atenção, pode contar com a DP6 para construir esse caminho junto. O futuro do marketing já está acontecendo, e cada escolha agora faz diferença.