Seu feed fala a língua do seu cliente? Como a IA pode transformar campanhas de Shopping com conteúdo mais inteligente

O desafio do e-commerce moderno
A jornada de um cliente até a decisão da compra passa por diferentes interações com anúncios das diferentes marcas que oferecem o produto de interesse.
Para muitos destes casos, plataformas de busca como o Google Shopping são pontos de contato inevitáveis.
Tais plataformas, porém, costumam funcionar por meio de catálogos, que limitam a personalização da comunicação, impedindo assim que as marcas ressaltem como gostariam os atributos positivos de seus produtos, como conforto, qualidade, estilo e reputação da marca.
Além disso, empresas de varejo com milhares de SKUs ficam em uma situação em que se torna humanamente impossível um olhar cuidadoso para cada título e cada descrição dos produtos de um catálogo.

O resultado? Atributos essenciais para a decisão de compra, como sustentabilidade, conforto e dicas de estilo, acabam não sendo apresentados de forma clara, o que pode impactar negativamente o desempenho desse tipo de campanha.
O desafio é ainda maior para varejistas que trabalham com milhares de SKUs (códigos de produtos) e precisam gerenciar feeds complexos, muitas vezes com informações faltantes. Otimizar tudo isso manualmente demandaria muito tempo e esforço humano elevado.
IA aplicada ao feed de produtos: DP6 Feed Optimizer

A resposta para esse desafio está em uma solução inovadora que une a inteligência do negócio com as informações do produto, utilizando Inteligência Artificial (IA) Generativa para otimizar a experiência do usuário: o Shopping Feed Optimizer da DP6.
A ideia é usar Agentes de IA para gerar conteúdo em escala. Isso permite integrar informações de catálogo, estrutura de campanhas, nomenclatura e descrições com atributos, diferenciais e o tom de voz da marca, o que resulta em uma personalização avançada.
O que o Shopping Feed Optimizer faz na prática?
A solução utiliza um agente de IA para processar dados de diferentes fontes, como as diretrizes do Merchant Feed e as diretrizes de marca e negócio. A partir daí, com o uso de LLMs (Large Language Models) e prompts, a IA otimiza o feed de produtos. O resultado é um feed aprimorado que se traduz em um melhor contexto, mais escala, velocidade e personalização para seus anúncios.
Quais atributos são otimizados?
Utilizando um e-commerce de calçados, temos as seguintes possibilidades:
Atributos importante na escolha de calçados:
- Tamanho e forma
- Conforto e qualidade
- Estilo e design
- Marca e reputação
- Preço e condições de pagamento
- Política de troca e devolução
- Prazo e valor do frete
- Sustentabilidade e origem
- Contexto de uso e dicas de estilo
Diferenciais da Marca:
- Design sofisticado e antenado em tendências
- Qualidade de materiais e acabamentos
- Conforto aliado ao estilo
- Experiência diferenciada
Exemplos de Otimização
Vamos usar como exemplo uma Bolsa Tiracolo Média (experimento realizado com dados público e sem o guia de marca):


Benefícios e Resultados
Ao otimizar os feeds de produtos com IA Generativa, você pode esperar:
- Melhores insumos para a mídia: os anúncios se tornam mais relevantes e atrativos para os clientes;
- Aumento da performance: como aprimorar títulos e descrições dos produtos, o que leva a um aumento significativo nas taxas de cliques e conversões;
- Visibilidade adicional: produtos que antes não se destacavam passam a ganhar visibilidade com os novos atributos gerados pela IA;
- Aumento de CTR (Click through-rate);
- Incremento no ROAS (Return of Advertising Spend);
- Redução de retrabalho manual;
Um estudo de caso com a Salomon, uma grande marca de artigos esportivos, demonstrou o potencial dessa solução. A otimização do feed de produtos com IA Generativa resultou em um aumento de 43% na taxa de cliques (CTR) e 83% na receita, além de dobrar o tráfego qualificado e aumentar em 81% as conversões.
Para quem é essa solução?
O DP6 Feed Optimizer é ideal para você que investem em campanhas de Google Shopping e enfrentam desafios como:
- Um grande volume de SKUs;
- Informações de catálogo incompletas;
- Dificuldade em gerenciar e otimizar manualmente o feed de produtos;
- Deseja times de marketing que unem Performance com Branding;
- Deseja resultados melhores em campanhas de Google Shopping.
DP6 Feed Optimizer a otimização que seu e-commerce precisa
O mercado é competitivo, oferecer uma experiência de compra personalizada e eficiente é a chave para o sucesso. O Shopping Feed Optimizer da DP6 é a ferramenta que permite que sua marca se destaque, comunicando os diferenciais do seu produto na linguagem certa e para o público certo, em grande escala.
Se sua empresa busca escalar performance e relevância nas campanhas de Google Shopping, a hora de evoluir é agora.
Quer descobrir como o DP6 Feed Optimizer pode transformar seu catálogo em uma máquina de resultados com IA Generativa? Fale com nossos especialistas e leve a inteligência do seu e-commerce para o próximo nível.