Seu feed fala a língua do seu cliente? Como a IA pode transformar campanhas de Shopping com conteúdo mais inteligente

Robson Oliveira
Publicado em
11/9/2025

O desafio do e-commerce moderno

A jornada de um cliente até a decisão da compra passa por diferentes interações com anúncios das diferentes marcas que oferecem o produto de interesse.

Para muitos destes casos, plataformas de busca como o Google Shopping são pontos de contato inevitáveis.

Tais plataformas, porém, costumam funcionar por meio de catálogos, que limitam a personalização da comunicação, impedindo assim que as marcas ressaltem como gostariam os atributos positivos de seus produtos, como conforto, qualidade, estilo e reputação da marca.

Além disso, empresas de varejo com milhares de SKUs ficam em uma situação em que se torna humanamente impossível um olhar cuidadoso para cada título e cada descrição dos produtos de um catálogo.

O resultado? Atributos essenciais para a decisão de compra, como sustentabilidade, conforto e dicas de estilo, acabam não sendo apresentados de forma clara, o que pode impactar negativamente o desempenho desse tipo de campanha.

O desafio é ainda maior para varejistas que trabalham com milhares de SKUs (códigos de produtos) e precisam gerenciar feeds complexos, muitas vezes com informações faltantes. Otimizar tudo isso manualmente demandaria muito tempo e esforço humano elevado.

IA aplicada ao feed de produtos: DP6 Feed Optimizer

A resposta para esse desafio está em uma solução inovadora que une a inteligência do negócio com as informações do produto, utilizando Inteligência Artificial (IA) Generativa para otimizar a experiência do usuário: o Shopping Feed Optimizer da DP6.

A ideia é usar Agentes de IA para gerar conteúdo em escala. Isso permite integrar informações de catálogo, estrutura de campanhas, nomenclatura e descrições com atributos, diferenciais e o tom de voz da marca, o que resulta em uma personalização avançada.

O que o Shopping Feed Optimizer faz na prática?

A solução utiliza um agente de IA para processar dados de diferentes fontes, como as diretrizes do Merchant Feed e as diretrizes de marca e negócio. A partir daí, com o uso de LLMs (Large Language Models) e prompts, a IA otimiza o feed de produtos. O resultado é um feed aprimorado que se traduz em um melhor contexto, mais escala, velocidade e personalização para seus anúncios.

Quais atributos são otimizados?

Utilizando um e-commerce de calçados, temos as seguintes possibilidades:

Atributos importante na escolha de calçados:

  • Tamanho e forma
  • Conforto e qualidade
  • Estilo e design
  • Marca e reputação
  • Preço e condições de pagamento
  • Política de troca e devolução
  • Prazo e valor do frete
  • Sustentabilidade e origem
  • Contexto de uso e dicas de estilo

Diferenciais da Marca:

  • Design sofisticado e antenado em tendências
  • Qualidade de materiais e acabamentos
  • Conforto aliado ao estilo
  • Experiência diferenciada

Exemplos de Otimização

Vamos usar como exemplo uma Bolsa Tiracolo Média (experimento realizado com dados público e sem o guia de marca):

Benefícios e Resultados

Ao otimizar os feeds de produtos com IA Generativa, você pode esperar:

  • Melhores insumos para a mídia: os anúncios se tornam mais relevantes e atrativos para os clientes;
  • Aumento da performance: como aprimorar títulos e descrições dos produtos, o que leva a um aumento significativo nas taxas de cliques e conversões;
  • Visibilidade adicional: produtos que antes não se destacavam passam a ganhar visibilidade com os novos atributos gerados pela IA;
  •  Aumento de CTR (Click through-rate);
  • Incremento no ROAS (Return of Advertising Spend);
  • Redução de retrabalho manual;

Um estudo de caso com a Salomon, uma grande marca de artigos esportivos, demonstrou o potencial dessa solução. A otimização do feed de produtos com IA Generativa resultou em um aumento de 43% na taxa de cliques (CTR) e 83% na receita, além de dobrar o tráfego qualificado e aumentar em 81% as conversões.

Para quem é essa solução?

O DP6 Feed Optimizer é ideal para você que investem em campanhas de Google Shopping e enfrentam desafios como:

  • Um grande volume de SKUs;
  • Informações de catálogo incompletas;
  • Dificuldade em gerenciar e otimizar manualmente o feed de produtos;
  • Deseja times de marketing que unem Performance com Branding;
  • Deseja resultados melhores em campanhas de Google Shopping.

DP6 Feed Optimizer a otimização que seu e-commerce precisa

O mercado é competitivo, oferecer uma experiência de compra personalizada e eficiente é a chave para o sucesso. O Shopping Feed Optimizer da DP6 é a ferramenta que permite que sua marca se destaque, comunicando os diferenciais do seu produto na linguagem certa e para o público certo, em grande escala.

Se sua empresa busca escalar performance e relevância nas campanhas de Google Shopping, a hora de evoluir é agora.

Quer descobrir como o DP6 Feed Optimizer pode transformar seu catálogo em uma máquina de resultados com IA Generativa? Fale com nossos especialistas e leve a inteligência do seu e-commerce para o próximo nível.